Píer do Pelé completa um ano de homenagem ao Rei do Futebol

Neste sábado (26) a Banda da Sangue Jovem estará no local para comemorar a data

Compartilhe!

2 curtiram
O Píer do Pelé, um dos mais novos e importantes pontos turísticos de São Vicente comemorou um ano de inauguração nesta segunda-feira (21).  Situado na Orla do Gonzaguinha, o local se tornou atrativo turístico mundial, com visitas de grandes astros do esporte.
 
O equipamento dispõe de uma vista inigualável, com uma escultura do craque representada pelo icônico 'soco no ar', marca registrada do Atleta do Século em suas comemorações após cada gol que marcava. 
 
Para celebrar a data, neste sábado (26), a Banda da Sangue Jovem estará no Píer do Pelé a partir das 10 horas, com muita música  e sua contagiante bateria. Os mascotes do Santos F.C, “Baleinha” e Baleião” também estarão presentes. 
 
Há um ano
Era 21 de outubro de 2023. As principais torcidas organizadas do Santos FC (Torcida Jovem e Sangue Jovem), clube onde Pelé eternizou sua carreira, estavam reunidas. Parecia um pré-jogo do Peixe. Era, na verdade, o aquecimento para a inauguração do, até então, mais novo patrimônio da Primeira Cidade do Brasil e novo atrativo turístico mundial: o Píer do Pelé. Dois dias antes da data em que o Rei completaria seus 84 anos.
 
Obviamente, o esquadrão que contribuiu para a  construção da linda história de Pelé no Santos não poderia faltar: Clodoaldo, Pepe, Mengálvio, Edu, Lima, Manoel Maria, Abel e Nenê Berlarmino reuniram-se para celebrar, naquela manhã, mais do que nunca,  a vida do maior jogador da história do futebol. Outras estrelas do esporte e da comunicação, como Craque Neto, Milton Neves, Velloso e Souza também compareceram para prestigiar o evento. 
 
Idealizado pelo prefeito Kayo Amado, santista apaixonado, o atrativo surgiu com a finalidade de eternizar a imagem do maior expoente da história do futebol,  ressaltando a importância do Rei Pelé para a Baixada Santista, transcendendo seu legado para as futuras gerações. 
 
As raízes alvinegras do chefe do Executivo vicentino estão diretamente ligadas às histórias com seu avô. “Ele me relatava em detalhes os feitos desse ícone gigantesco. Infelizmente não tive a oportunidade de vê-lo jogar, mas sua representatividade moldou o caráter de muitos. Justamente isso que queremos: eternizar sua figura. Pelé é o maior símbolo da história deste país. Não podemos deixar a chama do seu legado apagar”.
 
De lá para cá, o local tornou-se acervo de emoções e visitas de grandes nomes do esporte, como o treinador Vanderlei Luxemburgo, que recentemente passeou pela Cidade, e não poderia deixar de contemplar a inigualável vista em memória ao Atleta do Século.
 
O legado construído por Pelé faz com que amantes do futebol viajem quilômetros de suas residências simplesmente para a realização de um ritual. É o caso do idoso Adalberto Viçosa, morador de Atibaia (SP), que, embora seja são paulino, presenciou em vida os inacreditáveis feitos de Pelé, do final dos anos 50 ao início dos anos 70. 
 
Caminhando pelo Gonzaguinha, o aposentado relembrou a importância do Rei em sua vida e enalteceu a iniciativa adotada por São Vicente. "Eu viajava até São Paulo, Santos, onde fosse, para ver o Pelé. Me tornei são paulino fanático graças ao meu pai, que me falava de Leônidas da Silva. Mas a verdade é que um pedacinho do meu coração também é composto pelo Santos por causa do Pelé. Isso aqui é manter viva a chama de algo que faz parte da história do nosso país. Saudações ao prefeito por esse lindo projeto".
 
Desenvolvimento Urbano - O local tornou-se mais um espaço de contemplação da Orla do Gonzaguinha, cartão postal de São Vicente, cuja estrutura foi completamente revitalizada, ganhando, além do Píer do Pelé, novo paisagismo, iluminação, asfalto, calçada, mobiliário urbano e demais atrativos, como o Píer dos Apaixonados e a Fonte das Crianças. 
 
A Nova Orla do Gonzaguinha compõe um pacote de investimentos em desenvolvimento urbano que visa, por meio do programa 'São Vicente de Cara Nova', conectar turismo, esporte, cultura, comércio, entretenimento e cultura, principais potencializadores em prol da geração de emprego e fomento à economia.
 
“É uma linha estratégica de iniciativas que buscam colocar São Vicente em um novo patamar de desenvolvimento. Traçamos três pilares para que essa cidade volte a crescer: o fomento à construção civil, o desenvolvimento da Área Continental e investimentos no eixo centro-praia, que podem ser representados pelo Píer do Pelé e toda a Nova Orla do Gonzaguinha, o Parque da Juventude (Itararé) e outros atrativos turísticos que estão por vir, como as novas praças da Biquinha e da Bíblia", concluiu o prefeito Kayo Amado.

Álbum de Fotos