Prefeitura de São Vicente amplia equipamentos de defesa da GCM e entrega novos coletes balísticos

Equipe recebeu itens das mãos da prefeita em exercício, Sandra Conti; agentes estão passando por treinamento de uso de arma de fogo

1 curtiu

Dando sequência às diversas iniciativas que têm contemplado a Guarda Civil Municipal (GCM), a Prefeitura de São Vicente entregou, na tarde desta sexta-feira (11), no Salão Nobre do Paço Municipal, diversos coletes balísticos nível 2-A para os profissionais que integram o efetivo.

Os agentes receberam os itens das mãos da prefeita em exercício, Sandra Conti. Servidora pública da Primeira Cidade do Brasil há 27 anos e moradora do Município há dez, Sandra se alegrou ao anunciar mais uma conquista importante e que fortalecerá o trabalho da instituição. “Quando assumimos, o cenário da segurança pública era de atraso. Aos poucos, resolvemos um problema de cada vez. Essa é uma área que fomenta diversas outras, como turismo, comércio e cultura”, ressaltou.

Os materiais serão utilizados diariamente pela Guarda, já que, em breve, o efetivo estará habilitado ao uso de arma de fogo.

Presente no encontro, o comandante da GCM, Rubens Goes, salientou a importância da entrega. “Até então, não tínhamos esse equipamento. Felizmente, a atual gestão tem olhado com carinho para a GCM, investindo em melhorias e capacitações, valorizando o trabalho dos profissionais. Isso é fundamental para o dia a dia do agente, pois não se combate o crime sem E.P.I (equipamento de proteção individual)”.

“Para possibilitar proteger a população da melhor forma, precisamos equipá-los. É um dia de muita felicidade para nós, pois os coletes serão fundamentais para que os agentes possam exercer seus papéis e, ao mesmo tempo, eles estarão seguros. Esse é mais um demonstrativo de que estamos no caminho certo”, aponta o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno.

Segurança pública - A administração traçou como uma das prioridades reformular o cenário da segurança em São Vicente. Desde 2021, a atual gestão desenvolveu iniciativas que já representam essa mudança de chave. Com isso, 2022 já é o ano de maior investimento em segurança pública na história do Município.

Em setembro, foi inaugurado o Centro de Controle Operacional (CCO), espaço que integra profissionais da GCM, Polícia Militar (PM), e Trânsito, garantindo o monitoramento de pontos estratégicos através dos 30 totens espalhados pela Cidade, equipamentos que possuem câmeras 360°, captando, em alta resolução, até dois quilômetros de distância, e botão de pânico, no qual o indivíduo pode acionar a base da GCM e conversar diretamente com um agente de plantão.

Para que os profissionais pudessem atender às ocorrências com mais agilidade e eficiência foram entregues dez novas viaturas. Vale lembrar que a gestão assumiu com apenas quatro à disposição.

Recentemente, no início de novembro, a Prefeitura contemplou as forças de defesa e segurança com radiocomunicadores, aparelhos que contam com sistema de geolocalização via GPS, e possibilitam fazer chamadas individuais e em grupo. Antes, os agentes tinham de utilizar os próprios celulares para a comunicação.

Com o término da capacitação, o efetivo poderá, enfim, portar arma de fogo, ampliando os mecanismos de defesa da instituição.

Por Guilherme Sibilio