Prefeitura inaugura primeiro Centro de Controle Operacional (CCO) de São Vicente nesta segunda-feira (12)

Profissionais da segurança pública farão monitoramento 24h, através de câmeras instaladas nos 30 totens da Cidade

7 curtiram
A manhã desta segunda-feira (12) entrou para a história de São Vicente. Foi inaugurado oficialmente o Centro de Controle Operacional (CCO), algo inédito no Município. No local há uma central de monitoramento 24h que garante mais segurança aos munícipes por meio de profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Departamento de Trânsito, e Defesa Civil.

O prefeito Kayo Amado não escondeu a alegria ao oficializar esse momento marcante. “Hoje é um dia histórico para São Vicente. O objetivo é fazer com que nos tornemos referência para outras cidades no cenário da segurança pública. É o começo de um investimento que nunca teve na Cidade”.

Dentro do CCO estão armazenados diversos equipamentos que asseguram a fiscalização da Cidade por meio dos 30 totens de segurança instalados em pontos estratégicos, a fim de zelar pelo bem-estar da população. As estruturas possuem três metros de altura, câmeras de alta resolução do tipo ‘Speed Dome’, que giram 360 graus e possuem tecnologia de leitura de placa OCR (Optical Character Recognition), alcance de até dois quilômetros e botão de pânico, no qual o indivíduo poderá acionar diretamente o CCO, e conversar com um agente de plantão.

Além disso, os totens contam com leitores de placa que facilitam a identificação de veículos roubados ou furtados, e que também ajudarão a combater irregularidades, como a entrada de veículos clandestinos que fazem o descarte de resíduos de construção civil e, infelizmente, o abandono de pessoas em situação de rua, trazidas de outras cidades.

O CCO também tem papel fundamental na elaboração de estratégias para gestão de crise e ações de força-tarefa. Por isso, foi criada uma sala de reuniões, possibilitando um trabalho integrado.

“Isso fará com que a gente consiga atender às ocorrências com mais agilidade e eficiência”, explicou o secretário de Defesa e Ordem Social (Sedos), Silvio Damaceno.

Outras ações - A Prefeitura, por meio da Sedos, lançou no ano passado o programa ‘São Vicente mais Segura’, que vem reunindo várias ações de melhoria da segurança pública na Cidade.

A atual gestão já entregou dez novas viaturas para a GCM, que conta com 17 agentes recém-formados, além de outros 20 que estão em capacitação.

Foram reativados o pelotão ambiental e o patrulhamento marítimo.

As operações ‘Centro Seguro’ e ‘Bairro Seguro’ já são uma realidade, rendendo bons resultados e intensificando rondas e abordagens em diversas regiões de forma estratégica.

O ônibus da base móvel foi revitalizado, e a Administração Municipal firmou convênio com a Polícia Federal para os GCMs serem habilitados a portar, de forma institucional, armas de fogo.

Os agentes também recebem treinamentos constantes e passam por exames periódicos.

Recentemente, teve início a formação do Grupamento Maria da Penha, que atenderá, de forma especializada, mulheres que sofreram violência doméstica, inclusive acompanhando vítimas que possuem medidas protetivas.

Outro ponto que merece destaque e que tem recebido grande atenção da Prefeitura é a iluminação pública. Diversas vias e locais já receberam novos conjuntos com luminárias em led, mais econômicas e eficientes, substituindo as antigas lâmpadas amarelas por iluminação branca. Afinal, uma iluminação de qualidade é aliada da segurança pública.

Todos esses investimentos da gestão visam compensar o atraso de mais de uma década na área. Para se ter noção, Praia Grande e Santos, municípios vizinhos, já possuem uma central de monitoramento há aproximadamente 20 anos.

“Nossa gestão assumiu durante a pandemia, em um cenário caótico da segurança pública, com veículos sucateados. Estamos investindo e vamos obtendo resultados ao longo do tempo", salientou o prefeito.

Kayo Amado também deu destaque a outros setores que tendem a ganhar com essas entregas. “Se a gente quer fomentar o comércio e desenvolver nosso turismo, precisamos proporcionar uma Cidade segura aos moradores e turistas”.

Texto: Guilherme Sibilio
Fotos: Cynthia Rocha