Prefeitura promove capacitação para trabalhadores do Plano Preventivo de Defesa Civil

Iniciativa contou com estudos de casos e palestras

Curtir
Visando capacitar os membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, agentes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e demais profissionais de áreas relacionadas, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de São Vicente promoveu, nesta terça-feira (28), o primeiro curso de Movimentos Gravitacionais de Massa, que integra o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).

Ministrado pela geóloga Maria Rita Barros, a capacitação abordou o conceito e a ocorrência de movimentos gravitacionais de massa (rastejos, escorregamentos, quedas de blocos e corridas de massa), percepção de risco, identificação dos indícios de movimentos gravitacionais de massa, estudos de casos e gestão de risco geológico. A programação também contou com uma palestra do Tenente da Polícia Militar Caio Veneziani, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, sobre a Missão Humanitária Brasileira na Turquia, que foi realizada devido ao terremoto ocorrido no início de 2023.

O curso contou com mais de 40 profissionais das defesas civis da Baixada Santista (Guarujá, Santos e Cubatão), do Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências a Nível Local de Cubatão (APELL), da Cruz Vermelha de São José dos Campos, do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Vicente, da Geobrugg e dos trabalhadores de Secretarias da Prefeitura de São Vicente (Semam, Semob, Sesau, Subprefeitura e Sedos).

A geóloga Maria Rita explica que o objetivo do curso é esclarecer sobre ações antes, durante e depois de processos geológicos como os escorregamentos. “O foco do curso é abordar os conceitos básicos sobre áreas de riscos geológicos envolvendo os quatro tipos de movimentos gravitacionais de massa. Além do dia a dia, esses conhecimentos serão utilizados sempre que os agentes estiverem em uma situação que envolva um potencial risco envolvendo esse assunto. É muito importante que todos tenham o conhecimento necessário para prevenir, ou saber como agir, em casos de desastres”.

Álbum de Fotos