Prêmio Mulheres Caiçaras reconhece mulheres que fazem a diferença

4ª edição acontecerá nesta sexta-feira (31), às 19h, e homenageará mulheres da Baixada Santista e Vale do Ribeira que se destacam em variadas áreas de atuação

Compartilhe!

2 curtiram
Reconhecimento, esse é o objetivo da 4ª Edição do Prêmio Mulheres Caiçaras - 2023, que será realizado na noite desta sexta-feira (31), no Brisamar Shopping, localizado na Rua Frei Gaspar, 365, Centro, São Vicente. 
 
Com início previsto para às 19 horas, a sessão irá homenagear as mulheres da Baixada Santista e Vale do Ribeira, que se destacam em sua área de atuação, seja na educação, social, empreendedorismo, cultura, saúde, entre outras, reconhecendo o papel da mulher na sociedade. Desde o início do mês das mulheres (março) é realizada uma exposição que reúne fotos das homenageadas da edição de 2023, na galeria de arte do Brisamar Shopping, no 3º piso. A mostra fica aberta ao público até sexta (31). 
 
O prêmio foi idealizado por Andrielly Rita ,como forma de exaltar e valorizar o papel da mulher caiçara em diferentes segmentos e esferas da sociedade, já que quando realizou uma pesquisa para um trabalho da faculdade, em 2017, percebeu que as mulheres da região não eram lembradas ou conhecidas. Outro propósito é inspirar e encorajar outras mulheres a lutar pelos seus sonhos e objetivos, contribuindo também com a agenda ONU 2030.
 
“Visamos trazer exemplos de grandes mulheres que trabalham pelo desenvolvimento da região, que lutam pelo seu espaço. A premiação, inclusive, contribui com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda de 2030 da ONU, para a luta da Igualdade de Gênero", relata a produtora do evento, Clarice Carmo.
 
As embaixadoras do prêmio são Renata Bravo, Fátima Alves, Fernanda Vannucci, Regina Assunção, homenageadas na edição passada e Egle Rodrigues, que foi convidada para também ser embaixadora este ano. As edições anteriores do Prêmio Mulheres Caiçaras foram um sucesso e a expectativa é de que esta quarta edição seja ainda melhor.
 
Para participar, é preciso estar de traje é social e trocar, antecipadamente, uma caixa de bombom (marcas: Garoto, Lacta ou Nestlé) pelos convites na sede da Associação Amigos da Vila Valença (AAVV), uma das instituições organizadoras do evento, e que está localizada na Rua Doutor Fernando Costa, 45, na Vila Valença, em São Vicente.
 
Vale destacar que os doces serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade de São Vicente e ao Gotinhas Solidárias para a realização da Páscoa Solidária.
 
Origem do nome
 
Considera-se Cultura Caiçara também aquela que pertence ao povo residente no litoral paulista. As comunidades caiçaras são um povo brasileiro que tem sua importância histórica e cultural, principalmente para nossa região da Baixada Santista, pois até hoje somos conhecidos como “caiçaras”, carregando essa ancestralidade conosco e que deve ser reconhecida, para não ser esquecida.
 
O evento tem apoio da  Prefeitura de São Vicente, Secretaria de Cultura de São Vicente, Rotary Club de Santos Gonzaga, The Fox Eventos e Modelos, Cine Roxy e do Brisamar Shopping.
 
Por Cendy Domingues

Álbum de Fotos