Professor utiliza música como ferramenta de transformação de vidas e quebra de paradigmas

Willian Monteiro foi contemplado com título de Cidadão Vicentino, em reconhecimento aos anos de serviços prestados à Educação de São Vicente

4 curtiram
Há 10 anos atuando na rede municipal de São Vicente, Willian Monteiro, que é professor em quatro unidades escolares, sendo fundador e, atualmente, regente da Banda da AMEI Rei Pelé (escola de período integral no Samaritá), utiliza a música como meio para transformação de vidas, promovendo a inclusão e a quebra de paradigmas.

Uma das suas metas de trabalho sempre foi o encaixe da música no dia a dia, mesmo em suas aulas na Educação Básica. “Eu sempre organizava o ‘Dia do Brinquedo’ nas escolas e levava instrumentos como flauta doce para incentivar o aprendizado da música. Em 2018 fui convidado a dar aula no ‘Projeto Semiprofissionalizante Especial 1’. Então, decidi criar uma banda para desfilarmos e nos apresentarmos. A partir de 2022, o trabalho foi frutificando”. Segundo ele, a atual gestão da Prefeitura de São Vicente, principalmente com a criação da AMEI Rei Pelé, passou a dar mais visibilidade à iniciativa.

A música, para ele, é uma das principais ferramentas para inclusão, quebra de barreiras e cuidado com a saúde mental. “Tudo que sou, tudo que tenho é por meio da música. Ela é divina, nos conecta a Deus. Me sinto fruto de oportunidades que as tive, agarrei e não deixei escapar, e passei a acreditar nela como um sonho para futuro, um estilo de vida para o presente e um legado para as futuras gerações”, pontua.

Willian ressalta, a contribuição da música para o desenvolvimento de habilidades não trabalhadas no dia a dia e, também, habilidades motoras. O profissional busca sempre levar conteúdo sobre a história da música para aumentar o repertório das crianças.

Em reconhecimento a esses dez anos de ampla dedicação na Educação, São Vicente o contemplou, na sexta-feira (26), com o título de ‘Cidadão Vicentino’. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal, em virtude da propositura de autoria do vereador Tiago Peretto.

“Estou muito feliz por esse reconhecimento. Minha meta de vida é proporcionar um futuro melhor para São Vicente. Esse título reforça isso e minhas ligações com a Primeira Cidade do Brasil”, comentou.

Sem perder o ritmo, Willian segue de cabeça erguida e determinado a transformar vidas através da música. “Acredito em um futuro com valorização para a música e utilização dela como meio artístico para que as pessoas realizem seus sonhos”, finaliza.

Por Yasmin Cristini

Álbum de Fotos