Profissionais da saúde concluem último treinamento da vacina BCG

Outros dois encontros foram realizados nos dias 19 e 26 setembro

Curtir
Com o objetivo de habilitar profissionais que atuam nas Unidades de Atenção Básica (UBS) para a aplicação da vacina Bacillus Calmette-Guérin, mais conhecida como BCG, que é eficaz na prevenção à tuberculose, a Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente, em parceria com a Universidade Paulista (Unip), capacitou 26 profissionais, entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem, no último treinamento realizado na terça-feira (24).

A aula foi ministrada na UBS Central, com apresentação da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elisângela Silva de Jesus, pela professora da Universidade Paulista (UNIP), Lourdes Aparecida, e suas alunas do 8° semestre da graduação de Enfermagem.

Foi apresentado para os profissionais uma lista completa dos variados tipos de tuberculose, as manifestações clínicas, a transmissão, o diagnóstico laboratorial e a prevenção. Logo após iniciou-se a parte teórica sobre a história da vacina BCG, tratamento, farmacologia, composição da dose, esquema básico e via de administração.

Para finalizar a capacitação, foi realizado o teste prático. Os profissionais treinaram utilizando materiais como seringas, agulhas, luvas e uma pele de porco para simular o braço de um bebê.

Caroline da Silva, enfermeira na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Gleba, contou um pouco da sua experiência. “Foi meu primeiro treinamento, inclusive nunca tive contato com a BCG. É muito importante essa experiência de capacitação, porque com isso conseguimos desempenhar um bom papel para a população. Ainda mais com a BCG estando disponível”.

Elisangela ressaltou o saldo desses três dias de treinamento. “Foi uma iniciativa muito importante para o Município. De início seriam dois dias de curso, mas com o sucesso da experiência resolvemos abrir essa última turma e, assim, permitir que todos os profissionais estivessem habilitados com a BCG”.

Ao final do treinamento, todos os profissionais receberam certificados profissionalizantes de conclusão da capacitação.

Por Guilherme Gebara

Álbum de Fotos