Projeto conselho mirim ultrapassa os muros das escolas

Representantes das escolas municipais Gilson Kool Monteiroe Vila Ema reuniram-se com Kayo Amado na manhã desta quarta-feira (23), levando sugestões de melhorias nas unidades

4 curtiram
“Gostei dos pedidos Eles vão além da própria escola e mostram que a escola ultrapassa as fronteiras dos seus muros”, comentou, satisfeito, o prefeito Kayo Amado, ao ouvir as propostas dos estudantes do Conselho Mirim, que o visitaram na manhã desta quarta-feira (23), no salão Nobre da Prefeitura, apresentando propostas para melhorias nas escolas.

Participaram da reunião alunos com idade entre 10 e 13 anos matriculados nos 5os anos das Emeiefs Gilson Kool Monteiro (Vila Nova São Vicente) e Vila Ema (situada no bairro de mesmo nome), ambas na área Continental da Cidade.

Entre as propostas, estava a da estudante Ana Clara, da EMEIEF Gilson Kool Monteiro (Vila Nova São Vicente -Área Continental), que pediu a melhoria da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque das Bandeiras.

Por ser uma demanda fora de escola, o prefeito realizou uma vídeo-chamada para a secretária de Saúde (Sesau), Michelle Santos, para conversar com Ana Clara.

A secretária disse para a Ana Clara que a Prefeitura está com um projeto que a unidade de Saúde do Parque das Bandeiras vai mudar de local. “A gente vai mudar toda característica da unidade de saúde, também o horário será estendido, com funcionamento até às 20h, além dos sábados, que atenderá das 8 às 13h. Daqui a alguns meses, estaremos implantando o projeto”.

Outra demanda é para a instalação de faixa de pedestre e sinalização no entorno da Gilson Kool Monteiro. Da mesma forma que o prefeito fez com a secretária de Saúde, ele pediu ao subsecretário de Trânsito, Alexandre Martins, que fosse até ao salão Nobre para ouvir o pedido de melhorias. Alexandre informou que vai fazer o levantamento das escolas para viabilizar sinalizações de trânsito, faixas de pedestres nos entornos de todas as unidades escolares da Cidade.

Kayo Amado ressaltou que “passando o Carnaval, os estudantes que apresentaram suas propostas vão começar a ver os pedidos serem atendidos, um a um”.

Conselho Mirim – A professora Michelle Paraguai, que faz parte do Departamento de Orientação Pedagógica do Ensino Fundamental, explica que o Conselho Mirim tem como foco incentivar o protagonismo dos alunos, principalmente os estudantes dos 5º anos.“Eles são representantes da turma deles e juntos levantam demandas necessárias dentro da escola e, às vezes, no entorno também, para começar a promover o exercício da cidadania, desde a infância”.

O Conselho Mirim é composto por conselheiros e suplentes, onde são eleitos por suas respectivas turmas. Michelle Paraguai afirma que o projeto é ofertado a todas as unidades, que desejam participar e tenhamo quinto ano na grade delas. “Para todos que desejarem participar, vamos fazer este trabalho de condução deles.”

Entre as propostas apresentadas ao prefeito Kayo Amada, as principais foram em relação à quadra de esportes, lousas digitais, mesas e cadeiras escolares, instalação e manutenção de ar-condicionado, bibliotecas e outras demandas externas, que são poda de árvores e asfalto.

O Conselho teve início em novembro de 2021, com quatro unidades escolares participando e, de acordo com a Michelle Paraguai,a proposta é dar continuidade de forma que contemple todas as escolas.

Para a aluna do 5º ano da EMEIEF Vila Ema, Rosimeire Gomes de Medeiros Pereira, 12 anos, a ação dá voz aos alunos, ajudando a melhorar cada vez mais a escola e os estudos.

Por Carmen Doria

Fotos por Tadeu Filho