Projeto de expansão do VLT à Área Continental é um dos destaques no 'Summit São Vicente'

Iniciativa, que é uma das prioridades do governo municipal desde o início do mandato, prevê construção de quatro novas estações na região

1 curtiu
Cada vez mais próximo de se tornar realidade, o projeto de extensão do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para a Área Continental foi destaque no ‘Summit São Vicente’, com a presença de autoridades políticas e empresários nesta segunda-feira (23), no Summit São Vicente - evento promovido pelo grupo Tribuna no prédio do veículo de comunicação. A licitação já foi concluída e as obras começam ainda neste semestre.

Representando a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), o coordenador João Paulo apresentou aos participantes dados sobre a expansão do meio de transporte à região e informou os prazos iniciais para as obras, que serão de responsabilidade da empresa, com investimentos do Governo do Estado totalizados em R$524 milhões.

A iniciativa prevê a construção de quatro novas estações na Área Continental, sendo elas: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e o Terminal Samaritá. Para isso, será necessária uma série de intervenções, começando pela recuperação do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros, com a ampliação das estacas e entrega de uma nova ciclovia. Segundo o profissional, a licitação para início das obras da Fase 3 já foi concluída, e o contrato com a empresa está prestes a ser assinado.

A conquista é fruto de um trabalho conjunto entre Prefeitura de São Vicente, Governo de São Paulo e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Vale lembrar que, em julho de 2022, o então chefe do Executivo do Estado, Rodrigo Garcia, anunciou o recurso para as obras do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros, anexo à parte rodoviária. O atual governador, Tarcísio de Freitas, garantiu ao prefeito que o VLT na Área Continental terá atenção especial em seu mandato.

"O VLT cruzando a Ponte representará uma economia de tempo, em alguns casos, de até três horas diárias em deslocamentos para a nossa população da Área Continental. O que era sonho vai se tornando realidade", ressaltou Kayo Amado.

Ainda no ano passado, o prefeito e demais integrantes da equipe técnica da Administração Municipal se reuniram com Estado e representantes da EMTU para a apresentação do documento 'As Built', traduzido para 'como construído', detalhando todas as obras executadas sob supervisão da Prefeitura de São Vicente.

João Paulo agradeceu o prefeito pela parceria e destacou o estreitamento entre as entidades como fator fundamental no avanço do projeto. "Um dos pontos muito importantes para um sistema de transporte de sucesso é a sua integração. Estamos sendo muito bem atendidos pela Prefeitura de São Vicente e seu corpo técnico para que as coisas possam fluir".

De acordo com a estimativa levantada pela empresa, a expansão do VLT à Área Continental contemplará, em média, 95 mil pessoas diariamente. Segundo a EMTU, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até abril de 2028. A Administração Municipal reafirma o compromisso na fiscalização das obras.

“Foi um trabalho árduo para viabilizar esse investimento. Sabemos do sofrimento que muitos passaram quando a Ponte dos Barreiros esteve fechada. As obras aconteceram e, hoje, isso é página virada. Agora, chegou a hora de sonhar ainda mais alto. Sempre bati na tecla de que todo serviço ofertado na Área Insular precisa, também, estar disponível na Continental. Seguirei trabalhando para que isso aconteça", concluiu o prefeito.

Álbum de Fotos