Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 02 de dezembro de 2023.
06/04/2021
NOTÍCIAS
Feira Segura inicia nesta terça-feira (6) com protocolo de higiene
Feiras livres retomaram as atividades com critérios específicos de segurança e agora com banheiros químicos
 
Nem amanheceu o dia e feirantes e equipes de diversas secretarias da Prefeitura de São Vicente estavam a postos no Jardim Independência, na área insular e no Parque das Bandeiras,  Área Continental,  para implantar a Feira Segura.
 
Após duas semanas sem as feiras livres, por conta do período mais restritivo, que terminou no último domingo (04), feirantes retomaram as atividades nesta terça-feira (06) mas com critérios rígidos de segurança , que seguem as recomendações do protocolo  para prevenção contra a Covid-19. 

Entre as medidas de segurança, destacam-se: a obrigatoriedade do uso correto de máscara cobrindo nariz e boca, tanto para feirantes como para clientes; utilização de álcool em gel sempre que for feito o pagamento (dinheiro ou cartão); proibido o consumo de alimentos prontos (pastel, salgado, caldo de cana), bem como a degustação de qualquer tipo de alimento na feira.

Também não é permitido o compartilhamento de itens de uso pessoal, como caneta, uniforme, celular e só podem acessar a área da feira-livre no máximo duas pessoas por família. Feirantes e clientes também devem respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m das outras pessoas e devem se atentar para a quantidade máxima de clientes por barraca.

A Feira Segura conta também com fiscais da Prefeitura que orientam,  aferem a temperatura dos clientes e circulam pela feira para garantir o cumprimento das regras e é resultado do trabalho integrado das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), Secretaria da Saúde (Sesau), Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Imprensa e Comunicação (Seicom) e Guarda Civil Municipal (GCM). 

O prefeito Kayo Amado acompanhou o início dos trabalhos nas feiras  nesses dois pontos da Cidade.  “A feira livre é uma atividade essencial  para os bairros da Cidade porque garante a alimentação das famílias e precisava voltar a funcionar, mas com todos os cuidados de prevenção à Covid-19. Durante duas semanas reunimos várias secretarias e desenvolvemos um protocolo de segurança específico que foi colocado em prática hoje, junto com a disponibilização de novos banheiros químicos, uma reivindicação antiga e que agora podemos atender.”
 
Banheiros itinerantes 
 
Os novos banheiros  instalados nas feiras livres são itinerantes, sendo um para a Área Continental e os outros dois para a Área Insular. O objetivo é instalar o equipamento nas maiores feiras da região, como uma forma de garantir mais conforto e bem-estar aos comerciantes.

O processo para a compra das unidades foi realizado no começo do mês de março e surgiu da necessidade, pois os antigos banheiros não estavam em boas condições de uso e tinham sido desativados. 

“É fundamental que a gente consiga dar condições para que os feirantes tenham cada vez mais cuidados para executar o seu trabalho, principalmente nesse período de pandemia. Isso era uma preocupação, a entrega dos banheiros pode parecer algo pequeno, mas quem está ali no dia a dia é fundamental,” afirma o prefeito Kayo Amado. 

 
Por Carmen Doria

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite