Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
28/05/2021
NOTÍCIAS
Ambulatório Antitabagismo promove palestras no Dia Mundial sem Tabaco
Na próxima segunda (31), especialistas da Saúde de São Vicente conversarão com a população sobre os malefícios do fumo e mostrarão caminhos para quem deseja parar de fumar 
 
O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado em 31 de maio, mas o mês todo é voltado à conscientização antitabagismo, um trabalho de extrema importância para a Saúde, já que o vício em cigarro ainda está presente em uma grande parcela da população e é responsável por diversas doenças e tipos diferentes de câncer. Entre os mais comuns está o câncer de boca, de acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). 
 
A data não passará em branco em São Vicente, que conta com um Ambulatório Antitabagismo dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, localizada na Avenida Antonio Emmerich, 509.  No período da manhã da próxima segunda-feira (31), médicos realizarão uma série de palestras para conscientizar a população. 
 
A primeira delas acontece às 8h30 e vai abordar os perigos do cigarro e os efeitos em mulheres grávidas. Em seguida, será debatido o câncer bucal e a sua relação direta com o fumo. Às 11h30, o tema será o tabagismo e as funções cardiológicas. Todas as conversas vão acontecer na sala de espera da UBS Central, para não gerar aglomeração, seguindo os protocolos sanitários da Covid-19. 
 
A enfermeira e responsável técnica da UBS Central, Ana Molina, ressalta a importância de levar o assunto a sério. “Esse trabalho de esclarecimento é importante para prevenir doenças pulmonares, neoplásicas, além da dependência psicológica e química que o tabagismo causa. A parte estética também fica comprometida, já que algumas pessoas têm emagrecimento acentuado, bem como a coloração amarelada nos dentes e dedos”, explica. 
 
Ambulatório Antitabagismo: O espaço é especializado no tratamento de fumantes que desejam superar o vício. O munícipe se inscreve na recepção e é encaminhado para a consulta com três especialidades: clínico geral, psicólogo e dentista. 
 
O acompanhamento é minucioso, e o método leva em consideração toda a parte emocional do paciente. Com duração de três meses, o atendimento procura restabelecer a saúde e qualidade de vida das pessoas. 
 
Por Maria Angélica Medeiros


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite