Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
20/06/2021
NOTÍCIAS
Escolinha de surf em SV oferece inscrição on-line
Dia Mundial do Surf, neste domingo (20) não será comemorado, respeitando os protocolos sanitários 

O projeto Escola de Surf Radical oferece acesso ao esporte de forma gratuita, usando a modalidade como ferramenta de intervenção social, proporcionando a integração, além de trabalhar conceitos de respeito à natureza e ao próximo. A escolinha está ativa desde 1992 e fica no Ilha Porchat Clube, atendendo mais de 100 alunos inscritos. 

O Departamento de Esportes Radicais está melhorando o atendimento aos munícipes em relação às matrículas e rematrículas, fazendo uma pré-inscrição on-line. O funcionamento é 24 horas, de forma totalmente flexível, com um sistema gratuito, reduzindo, gradualmente, o consumo de papel e desburocratizando o processo. 

Aqueles que não têm acesso à internet podem fazer o cadastro presencial, na Alameda Paulo Gonçalves, 61, Ilha Porchat. 

Cada aluno só pode escolher uma modalidade: Surf, Stand-Up ou Canoa Havaiana. 

Para a inscrição, é preciso levar os documentos originais e cópias do RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência, cópia do RG do responsável e declaração escolar para os alunos com até 16 anos.

Dia Mundial do Surf 

O Dia Mundial do Surf, comemorado neste domingo (20), data tão especial para os atletas, não será da maneira que todos estão acostumados, por conta da pandemia. 

Mas com o avanço da vacinação, os surfistas estão de olho em outra data: 15 de janeiro, quando é comemorado o dia do surfista em São Vicente. “Nós estamos em um ano atípico e não vamos contribuir para qualquer tipo de aglomeração. Ficamos alguns dias sem poder praticar o surf e com a escolinha fechada. Mas ano que vem esperamos todos aqui, já 100% imunizados, para comemorar com segurança”, explica o coordenador da escola, William Gorga. 

Em 2004, foi celebrado pela primeira vez o Dia Internacional do Surf. A data surgiu a partir de uma iniciativa da revista “Surfing Magazine” e da instituição Urfrider Foundation, para exaltar a importância do esporte, o estilo de vida e a conscientização em torno do uso sustentável dos recursos naturais. Já o dia do surfista em São Vicente, 15 de janeiro, é comemorado desde 2002, após uma solicitação feita pelo coordenador, William Gorga. 

Alguns dos grandes nomes da elite do surf nacional passaram pela escolinha e hoje são grandes referências na área, como o profissional Marcos Correia, que participa dos eventos da 2ª divisão do surf mundial WQS (no Instagram: @marcoscorreasurf), a campeã paulista e brasileira Julia Santos (no Instagram: @juliasantos1). 

Em 2013, o projeto foi reconhecido pelo atendimento de pessoas especiais, que é feito com equipamentos próprios e com atendimento diferenciado. Existe um departamento dentro da Secretaria de Esportes (Sespor) que cuida dessa integração e direciona os alunos.
Para fazer a pré-inscrição e obter mais informações é só acessar https://www.sympla.com.br/escola-de-surf-radical__1137490 

Por Manoela Lopes

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite