Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 04 de outubro de 2023.
19/08/2021
NOTÍCIAS
Dia do Folclore Brasileiro - Lendas Vicentinas I : A Lenda dos Sinos
Em 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore Brasileiro. Baseada no livro da jornalista Rafaella Martinez Vicentini, “Cantorias dos Povos de Guaiaó”, uma série de lendas e histórias de São Vicente será apresentada com o objetivo de valorizar a cultura da nossa terra. 
 
Amor, tristeza e revolta, esses são os traços que marcam a história da Lenda dos Sinos, que conta sobre a vida da bela, formosa e forte indígena que não teve sua paixão correspondida.
 
Criada como filha por uma família de escudeiros de Martim Afonso, aquele que fundou São Vicente, a primeira Vila do Brasil, desde criança ela já sabia quem o seu coração havia escolhido para a eternidade: O filho de seu protetor.
 
Mesmo grudados desde a infância, frequentando festas, celebrações e tudo mais que podiam, o rapaz a via apenas como uma grande amiga ou irmã de criação. 
 


Com o passar dos anos, a índiazinha sofria ao saber que não poderia ter aquilo que mais almejava. Certo dia, ao som dos festejos e do badalar de sinos de uma pequena capela, ela viu sua grande paixão se casar com uma portuguesa, filha do mordomo do Paço da Cidade de São Sebastião.
 
Desesperada, ela correu em dieração ao mar e nadou até desaparecer para sempre, levada pelo mar.
 
Diz a lenda que a indígena contou sobre a sua dor ao Deus do Mar, Netuno, e a sua esposa Anfritite, sobre o que fez o seu coração se despedaçar ainda em vida. Ao ouvir suas lamentações, o rei dos oceanos prometeu vingar a sua eterna tristeza.
 
E assim foi feito. Enfurecido, Netuno enviou ondas gigantescas, levando a vila ao fundo do mar. Esse evento ficou conhecido como o maremoto que destruiu São Vicente. 

Também há histórias de que os sinos da igreja podem ser ouvidos ao mergulhar no mar até os dias atuais.
 

Por Henrique Miguel

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite