Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
22/08/2021
NOTÍCIAS
Dia do Folclore Brasileiro - Lendas Vicentinas IV: A Pedra da Feiticeira
Em 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore Brasileiro. Baseada no livro da jornalista Rafaella Martinez Vicentini, “Cantorias dos Povos de Guaiaó”, uma série de lendas e histórias de São Vicente será apresentada com o objetivo de valorizar a cultura da nossa terra
 


Século XVIII, a praia quase deserta e sem visão para o mar, por conta da altura da vegetação. Por lá, uma misteriosa mulher vagava pela região, falando sozinha. 
 
Seu nome era desconhecido. Embora não fosse idosa, os trajes e a pele prejudicada pelo sol davam a ela um aspecto de 'velha bruxa'. Nas noites quentes, ela dormia sobre a pedra, que ficou conhecida como 'cama da velha'.
 
Apesar da impressão que muitos tinham, a moça era inofensiva. 
 
Apaixonada por um marinheiro português, ela contava sobre a sua paixão para todos da comunidade. O homem visitava a Ilha de São Vicente na juventude, e juntos tiveram um romance. O encontro ocorria sempre em uma pedra, na Praia do Itararé, até que ela engravidou.

 
 
O marinheiro partiu para Portugal, prometendo para sua amada que iria retornar para buscar ela e o bebê, porém, isso jamais aconteceu. 
 
O abandono de seu amado causou enorme tristeza e, consequentemente, gerou depressão e desequilíbrio mental, fazendo com que ela perdesse o bebê.
 
Desesperada e sozinha, ela decidiu se isolar na pedra. No local, permaneceu por longos períodos, sempre na expectativa de receber seu amor novamente. 
 
Certa vez, acreditando ter visto alguém acenar de um barco que passava ao longe, a mulher se lançou ao mar, em dia de maré cheia e com forte correnteza. Ela, então, morreu afogada. 
 
Contam que ainda hoje, nas noites de luar, é possível ouvir os gritos da 'velha feiticeira'. 
 
A pedra possui uma escultura que representa a mulher, com 3,5 metros de altura, sendo mais um patrimônio que compõe a Primeira Cidade do Brasil.

Confira o podcast: https://open.spotify.com/episode/10pgSKYuWntpb9vrln5rkv?si=ZdsSQpYMTzuDkNFdbp9t7Q&utm_source=whatsapp&dl_branch=1



 
 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite