Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
29/08/2021
NOTÍCIAS
Iguana Martin já está na casa nova e aguarda para conhecer sua parceira Morgana
Réptil macho foi transferido de São Vicente, na manhã deste sábado (28), para Pedro de Toledo, onde reside a fêmea Morgana 
 
A chuva não estragou o clima de “casório” no Parque Ecológico Tércio Garcia, em São Vicente. Neste sábado (18), desde cedo a equipe do Horto fazia os preparativos para a iguana macho, Martin, viajar até o Instituto Rio Itariri, em Pedro de Toledo, para encontrar a “noiva” Morgana, com quem viverá daqui em diante. A equipe de reportagem da Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom), da Prefeitura de São Vicente, acompanhou de perto essa viagem, registrando cada detalhe. 
 
A viagem até Pedro de Toledo, no Vale do Ribeirão, durou pouco mais de uma hora. Martin não foi o único animal do Horto vicentino a mudar de casa. Junto com ele, foram remanejados dois tucanos e 14 jabutis. 
 
Ao chegarem, todos foram avaliados e seguem sendo observados por biólogos e veterinários para, posteriormente, serem colocados em seus novos recintos, no Instituto Rio Itariri. 
 
O encontro dos “pombinhos” Martin e Morgana, a fêmea de iguana do Instituto, ainda precisa esperar mais um pouquinho para acontecer, pois há a necessidade de quarentena para todos os animais que são introduzidos em um novo ambiente. 
 
De acordo com a médica veterinária do Parque, Dra. Sandra Peres, esse é um protocolo importante. "Além de ser um período em que os profissionais farão a análise de todo o histórico dos novos animais, eles também precisam se acostumar com os novos recintos, com os tratadores, com estímulos luminosos, dieta, etc. Aos poucos, vamos aproximando os novos 'moradores' daqueles que já vivem aqui. É um processo natural, em que tudo é pensado nas melhores práticas de bem-estar, respeitando os animaid que já estão aqui e os que estão chegando", explica. 
 
Os remanejamentos – Além da iguana macho Martin, um casal de tucanos, 14 jabutis, das espécies tinga e piranga, e também dois híbridos, estavam entre os animais transferidos do Parque Ecológico, em São Vicente, para o novo local. 
 
Dra. Sandra Peres afirma que todos esses animais têm sido regularmente acompanhados, foram pesados, tiveram as marcações conferidas e foram microchipados. 
 
Tucanos-toco ou Tucanuçu – Um casal de tucanos-toco, também popularmente chamados de Tucanuçu, estava entre os animais transferidos para o Instituto Rio Itariri. O macho está em fase de troca de penas da cauda e ambos receberam uma dieta especial para aguentar a viagem. 
 
O casal é conhecido como "casal estrela", e em breve a história dele será contada no site e nas redes sociais da Prefeitura. Então, fique ligado!
 
Facebook: Prefeitura de São Vicente
Instagram: @saovicenteoficial
Youtube: TV Primeira 
Spotify: Prefeitura de São Vicente – Rádio Primeira 
 
Novo momento do Parque Ecológico 
De acordo com o secretário de Turismo (Setur), Renato Marchesini, o ano de 2020 foi desafiador para todos e para o Parque Ecológico não foi diferente. Além da pandemia de Covid-19, o local enfrentou outro problema grave, que foram os deslizamentos das encostas dos morros de seu entorno, transformando o local em uma área de risco, motivo pelo qual está fechado até hoje, por interdição da Defesa Civil.
 
Marchesini explica que alguns animais tiveram de ser remanejados para outros locais no Parque, assim como o prédio onde funcionava o setor de medicina veterinária e biologia. “Precisou ser evacuado para proteção dos funcionários”, afirma o secretário. 
 
Considerando estas dificuldades, somadas à visão da atual gestão da Setur, e ciente de que o Parque precisa estar em consonância com os ideais dos zoológicos modernos, a pasta decidiu transferir algumas espécies para outra instituição mantenedora de fauna silvestre. “Desta forma, os animais que permanecerão no Parque terão seus recintos ampliados e diversas ações estão sendo planejadas para ampliar o bem-estar deles, dentro dos pilares de conservação, estudo e pesquisa, e de educação ambiental”, explica Marchesini.
 
O Parque Ecológico, além de permanecer com algumas espécies nesta importante remodelagem, abordará atividades educativas e contemplativas relacionadas à Mata Atlântica, como plantio de mudas, horta urbana, jardim sensorial, observação de pássaros, atividades e oficinas culturais, esportivas e de educação ambiental.
 
Por Carmen Doria

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite