Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 02 de dezembro de 2023.
18/11/2021
NOTÍCIAS
Nova campanha de adoção de pets segue com personagens famosos
Além dos gatinhos “globais”, agora a Turma da Mônica batiza os cães da Zoonoses
 
Marina Ruy Barbosa, Giovanna Antonelli, Thais Araujo, Paolla Oliveira, Caio Castro e Reinaldo Gianecchini, receberam um lar. Não! Não são os famosos da TV, mas sim  os gatinhos que estavam para adoção no Departamento de Controle de Zoonoses de São Vicente (Dezoon). Os nomes para os felinos foram escolhidos numa parceria com a Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom), que segue com campanha de adoção de pets batizados com nomes de famosos. 
 
Além dos sete gatinhos adotados, ainda aguardam um lar as felinas Bruna Marquezine, Juliana Paes, Sheron Menezzes e Bruno Gagliasso. Já quem prefere adotar felino adulto, pode levar um dos três gatos batizados pela equipe do Dezoon de Wolverine (pelagem bege, olhos azuis); Hulk (pelagem preta, olhos verdes) e Pantera Negra (pelagem preta, olhos verdes).
 
Mas quem quiser adotar um cãozinho, no local há “personagens da Turma da Mônica” também à espera de um lar. São eles: Cebolinha (porte médio, pelagem caramelo, seis anos.; Cascão, porte médio, pelagem preta com caramelo, oito meses); Franjinha (porte pequeno, pelagem preta, dois anos); Chico Bento (pelagem caramelo com branco, porte médio, oito meses);  Titi (porte médio, pelagem caramelo, quatro anos) e a única menina da turma, a Mônica (porte grande, pelagem creme, quatro anos). Ela está em tratamento por conta de um tumor e caso seja adotada, o tutor deverá assumir o tratamento dela.
 
Animou-se para adotar um gatinho ou cãozinho? Basta comparecer Ao Dezoon, munido de comprovante de residência e documento de identificação (RG). 
O Departamento está localizado na Rua Catalão, 530 – Vila Voturuá, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Informações: (13) 3561-1604.
 
Quantidade de animais abandonados ainda é alta
Em 2019, no Dezoon,  foram encaminhados para adoção 30 cães adultos e 80 filhotes, além de 14 gatos adultos e 46 filhotes.
 
Em  2020, foram 50 cães adultos e 150 filhotes a receberem um lar. Os felinos adultos adotados foram 45 e filhotes 64.
 
De janeiro ao início de novembro deste ano, 247 bichinhos foram adotados por meio de campanhas do Dezoon, sendo  57 cães adultos e 98 filhotes. Os gatos foram 33 adultos e 59 filhotes, totalizando 247 animais até agora.
 
Estes números revelam que  a quantidade de animais abandonados em São Vicente ainda é alta e as razões são diversas, incluindo adoção por impulso, como se o bichinho fosse um brinquedo, sem considerar a responsabilidade que isto implica. O animal sente fome, sede,  frio, medo e expressa sentimentos. Além disso, tem necessidades que demandam tempo, atenção e recursos por parte do adotante. Por estas razões, é fundamental pensar muito bem antes de adotar um bichinho.
 
De acordo com o responsável pelo Departamento de Controle de Zoonoses de São Vicente (Dezoon), Alexandre Viana,  é preciso adotar com responsabilidade e assumir todos os cuidados que o animalzinho precisa. “O tutor deve castrar e vacinar anualmente o animal contra a raiva e doenças infectocontagiosas, além de administrar vermífugo  a cada seis meses. É preciso oferecer água à vontade e ração de boa qualidade aos bichinhos”.
 
O veterinário ressalta que em caso de doença, o tutor deve estar ciente de que deverá assumir e prover todo o tratamento do animal, incluindo consulta veterinária, exames e medicação.
 
Vale lembrar que  abandono de animais é crime, conforme artigo 32 da Lei 9605/98. 
 
Por Carmen Doria e Mara Prado

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite