Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
27/11/2021
NOTÍCIAS
Primeiro ciclo do projeto Entre Elas tem cerimônia de encerramento
Iniciativa passou por todas as escolas de Ensino Fundamental II do Município; Projeto foi idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) e virou lei na Cidade 
 
O 'Entre Elas’ fez a última entrega de absorventes deste ano, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (26), encerrando o primeiro ciclo do projeto. A ocasião também contou com roda de conversa com as alunas da EMEF José Meirelles (Rua Tupã, 345 – Quarentenário). 
 
Ao todo, foram feitas 18 entregas de absorventes, arrecadados durante o ano, através da iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV), que contou com parceria das secretarias de Saúde (Sesau), de Educação (Seduc), de Desenvolvimento Social (Sedes), de Imprensa e Comunicação Social (Seicom), da Coordenadoria da Juventude e da Assessoria de Políticas Públicas da Mulher. “É um privilégio estar aqui com vocês, meninas e mulheres, podendo falar sobre esse projeto. Quando chegamos aqui e trazemos conhecimento e orientação, é uma forma de estarmos próximas, ouvir vocês, acolher e aprender com vocês também", agradeceu Thaynã Carneiro, presidente do Fundo Social. 
 
O projeto conseguiu arrecadar e distribuir mais de 26 mil absorventes nas escolas. No ano que vem, a ação continua com a Secretaria de Educação fazendo a distribuição e os encontros de profissionais da saúde física e mental com as alunas. 
 
Estavam presentes na cerimônia as seguintes autoridades: Geovana Albuquerque (coordenadora municipal da Juventude), Cassia Jimeniz (presidente do Rotary Santos e São Vicente), Leandro Valença (secretário de Desenvolvimento Social), Juliane Rodrigues Afonso (representante da Secretaria de Educação), Michelle Santos (secretária de Saúde) e o vereador Jefferson Cezarolli. 
 
“Todos super engajados. Quero dizer que estou muito feliz de ver a atenção que todos estão tendo, por todas essas informações. A educação é algo empírico, algo que ninguém pode nos tirar e essas informações vocês poderão repassar e ajudar a diminuir esses problemas na Cidade”, afirmou o secretário Leandro Valença. 
 
Durante a roda de conversa, foi explicado às alunas quais são os direitos públicos da mulher. Logo após, as estudantes tiveram uma demonstração do uso correto dos absorventes com a enfermeira Melina Cruz, além de cuidados que devem ser tomados durante o ciclo menstrual. 
 
A secretária de Saúde, Michelle Santos, reforçou a importância do olhar sensível de todos os participantes do projeto. "Isso nos ajuda com tantos projetos especiais e de saúde pública. Nós sabemos o quanto esse momento transforma, o quanto é importante o olhar sensível do vereador Jeferson Cezarolli e do nosso governo que transformou a ação em lei." 
 
O vereador Jeferson Cezarolli conversou com as alunas sobre o papel fundamental dos vereadores no poder público e demonstrou felicidade pelo projeto 'Entre Elas' ter se transformado em lei na Cidade. “Ouvir os relatos de hoje e saber que esse projeto as ajudou é extremamente importante e gratificante. Nós, enquanto homens, não entendemos isso, então o mínimo que podemos ter é a empatia e o respeito.” 
 
No final do evento, as alunas puderam tirar suas dúvidas com as profissionais da saúde e entender como o projeto funcionará dentro das escolas. “Obrigada a todos que fizeram esse projeto possível. Isso é importante e vai ajudar muitas meninas",  declarou a aluna do sétimo ano, B.C. 
 
“Me emocionei ouvindo diversos relatos hoje. Por mais que nossa Cidade tenha muitos desafios, poder entender a questão da pobreza menstrual como um problema público e ter conseguido tempo, disposição, alegria, vontade para que isso acontecesse como política pública me emociona. Parabéns a todos os servidores envolvidos”, finalizou o prefeito Kayo Amado. 
 
Os pontos de arrecadação do Entre Elas continuam funcionando no Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 384 - Centro), na sede do Fundo Social de Solidariedade (Rua Benedito Calixto, 205 - Centro) e na Subprefeitura da Área Continental (Avenida Ulysses Guimarães, 211 - Jd. Rio Branco). 
 
Por Manoela Lopes

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite