Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
09/11/2022
Prefeita em exercício, Sandra Conti, visita obras em andamento na Cidade
A manhã desta terça-feira (8) da prefeita de São Vicente em exercício, Sandra Conti, foi agitado, percorrendo diversas obras que integram um programa de melhorias do trecho urbano na Cidade.

Com valor total de R$ 55 milhões do Governo do Estado, as obras da Alça de Acesso da Rodovia dos Imigrantes estão sendo executadas pela Ecovias, promovendo melhorias no sistema de drenagem. Elas foram parada obrigatória no cronograma da visita.

"São obras muito aguardadas pela população. Uma demanda antiga, que essa gestão acompanha já em 2020, quando o prefeito Kayo Amado ainda era candidato".

Sandra explica que primeiro está sendo feita a obra de drenagem para depois finalizar com asfalto, pois tinha muita reclamação por conta dos caminhões pesados que passam pela via, além de acidentes com motociclistas.

"É uma obra muito bem-vinda, que vai atender essa população da Náutica e o próprio pessoal que vem de São Paulo. Vai ter um novo acesso, e representará mais qualidade na vida das pessoas".

O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Alexsandro Ferreira, acompanhou a prefeita em exercício nas visitas e comentou sobre a parceria entre as secretarias. "A nossa secretaria atua em articulação com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) para resolver questões de certidão; o gabinete auxilia muito com alguns documentos, e todo esse trabalho que a Prefeitura faz serve para adiantar o processo de execução das obras. A previsão para terminar a alça de acesso da Imigrantes é de 18 meses no contrato".

Alexsandro ressalta que o asfaltamento no trecho de entrada não estava previsto inicialmente, mas a Prefeitura obteve êxito e vai acontecer. "A Rua Marcolino Xavier de Carvalho será asfaltada para fazer a ligação com a Frei Gaspar".

Outra obra visitada foi a da Avenida Manoel de Abreu, com previsão de término até o fim do mês.

A terceira obra que foi visitada por Sandra Conti foi a da Nova Orla do Gonzaguinha, cujo cenário, além de moderno, dará espaço a cerca de 60 novas árvores, incluindo palmeiras e arbustos, priorizando espécies nativas, como forma de compensação ambiental.

Um time de técnicos ambientais, entre eles engenheiro agrônomo, concluíram que muitas árvores estavam doentes, interferiam no calçamento e obstruíam as redes de drenagem. Com isso, será necessário suprimir cerca de  15 árvores, incluindo algumas palmeiras e arbustos.

Para Alexsandro Ferreira, secretário de Desenvolvimento Urbano, a ideia é trazer um ordenamento e embelezamento da orla, criar alguns locais de sombra, permitindo a contemplação do mar com conforto. “Temos um compromisso com o meio ambiente durante as obras do Gonzaguinha, já que estamos falando de um dos cenários naturais mais bonitos de toda a Baixada Santista. As árvores retiradas serão automaticamente substituídas por outras, mais compatíveis com o meio urbano. Iremos remover cerca de 15 árvores não saudáveis, mas plantaremos cerca de 60 novas, ou seja, quatro vezes mais”, declarou.

"A população já nota a diferença no Gonzaguinha, com a vista livre que permite as pessoas contemplarem as belezas naturais de São Vicente. Será o novo cartão postal da nossa Cidade", concluiu Sandra Conti.