Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
15/12/2022
NOTÍCIAS
Encenação 2023 cresce, democratiza a cultura e levará artistas aos bairros de São Vicente
Depois de dois anos sem contar com formato presencial em razão da pandemia da Covid-19, a tradicional Encenação da Fundação da Vila de São Vicente voltará a ser apresentada ao público em 2023 e terá formato diferenciado, aproximando ainda mais os espectadores da arte e ficando mais tempo no Município.
 
Ao todo, cinco coletivos artísticos apresentarão os espetáculos em praças públicas de bairros da Cidade, a serem definidos. Cada coletivo oferecerá oficinas gratuitas com a finalidade de garantir a participação da comunidade a partir de fevereiro do ano que vem.
 
A “Encenação da Fundação da Vila de São Vicente – Edição Especial de 40 anos” será realizada em um bairro escolhido a cada mês, entre os meses de maio e julho de 2023, com um espetáculo por bairro, sendo duas sessões em um mesmo final de semana.
 
A definição dos coletivos artísticos da Baixada Santista que dirigirão o espetáculo ocorrerá através de edital de concurso cultural lançado nesta quinta-feira (14) e publicado no Boletim Oficial do Município (BOM), em duas modalidades.
 
A primeira modalidade contempla os cinco grupos, no valor de R$ 80 mil, que deverão ser gastos na produção do espetáculo. 
 
A segunda modalidade é destinada a produtores culturais, no valor de R$ 100 mil, montante que será utilizado pelos vencedores do certame para a divulgação e registro dos espetáculos, prevendo as seguintes necessidades: filipetas, divulgação, gravações, fotos, fotolivros e registros dos participantes.
 
A expectativa da Secretaria de Cultura (Secult) é que cerca de 1.000 pessoas assistam ao espetáculo da “Encenação da Fundação da Vila de São Vicente - Edição Especial de 40 anos” por dia, totalizando aproximadamente 10 mil espectadores nos locais das apresentações, além de milhares que acompanharão através de transmissões via internet e possíveis transmissões televisivas.
 
“Entendemos que precisávamos democratizar, aproximando a comunidade de um espetáculo que completa 40 anos na Cidade, especialmente a população dos bairros mais distantes. Vamos possibilitar o acesso à produção cultural, levando-a para mais perto das pessoas. Afinal de contas, o grande momento da Encenação é a participação dos vicentinos, ver eles orgulhosos em poder contar a história da cidade onde eles nasceram e vivem. Vamos possibilitar que a nossa gente se sinta parte integrante e mais do que especial dessa Encenação. Vai ser lindo de ver!”, comenta o prefeito Kayo Amado.
 
A secretária de Cultura de São Vicente, Elizangela Bafini, reforça que a inovação para o próximo ano também possibilita que o recurso utilizado para a Encenação seja empregado, de forma justa, diretamente aos coletivos artísticos e profissionais da área. “A Encenação nasceu através dos grupos artísticos que tinham por objetivo aproximar a arte e a história da população e este é um modo que encontramos de homenagear os grupos da nossa Cidade e da região. Queremos envolver a comunidade escolar, associações assistenciais, grupos da melhor idade, artistas e moradores em geral, tanto no elenco quanto na produção técnica. Todos juntos, contando e valorizando a nossa história. E o melhor: permitindo que mais cidadãos possam vivenciar este processo”.
 
Edital e inscrições
 
O edital estará disponível nesta quinta-feira (14), no Boletim Oficial do Município. 
 
 
 
O interessado deverá preencher o anexo de inscrição e enviar para o email, junto as demais documentações, até às 23h59 do dia 08 de janeiro de 2023. O anúncio dos vencedores será no dia 22 de janeiro de 2023, data do Aniversário de São Vicente, quando o Município completa 491 anos.

 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite