Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
16/12/2022
São Vicente avança para início das obras e estudo de drenagem
A Prefeitura de São Vicente está dando importantes passos para o combate às enchentes. Após conseguir a liberação de R$ 25 milhões do Governo do Estado de São Paulo, será iniciada a instalação dos sete primeiros conjuntos de comportas.

O contrato já teve Ordem de Serviço (OS) expedida e agora as equipes contratadas estão elaborando o projeto executivo e analisando a liberação de uma área de domínio da Superintendência da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), para utilizá-la como canteiro de obra.

“Mais um importante passo foi dado no combate às enchentes. As sete primeiras comportas vão ajudar a diminuir o impacto e dar uma resposta para esse problema que prejudica a vida dos vicentinos e moradores da região há décadas”, afirmou o prefeito Kayo Amado.

As instalações serão na Avenida Castelo Branco, Pompeba, Dique do Piçarro, Dique das Caixetas, Rio dos Bugres, Sambaiatuba e Jóquei Clube. Também será realizado serviço de recuperação dos taludes do canal da Avenida Eduardo Souto.

Plano Diretor de Macro e Microdrenagem - A atualização do Plano Diretor de Macro e Microdrenagem (PDM-SV), iniciada em julho, está em pleno andamento com serviços de equação das chuvas, delimitação e definição das áreas, contribuição das bacias hidrográficas, determinação das vazões, levantamento topobatimétrico dos canais de drenagem, cadastro das principais galerias de microdrenagem e a apresentação de soluções de engenharia para todos os locais de inundação - áreas Insular e Continental - com estimativa do custo de implantação.

O estudo deve durar oito meses e a ideia é ir além, compatibilizando o plano com estudos relativos às mudanças climáticas por conta das alterações do nível da maré. A última atualização foi realizada há quase 20 anos, em 2002 na Área Continental, e em 2003 na Insular, com conclusão em 2007.

O prefeito Kayo Amado frisou a importância de um estudo voltado ao combate às enchentes, sendo um dos problemas crônicos que o Município enfrenta. “Depois de um longo tempo, quase 20 anos, vamos ter a possibilidade de acessar recursos desse fundo estadual. A atualização do plano abre precedente para fazermos projetos na área, pleiteando novas comportas, urbanização de canal, bombeamento para as comportas, para enfrentarmos de vez os problemas das enchentes”.

Drenagem Bacia do Catipoã - A Prefeitura concluiu uma etapa importante no combate às enchentes, com as obras de drenagem no canal da Avenida Alcides de Araújo que liga o bairro Catiapoã a Avenida Penedo.
No local foram realizados serviços da recuperação de drenagem e trabalhos submersos como: escoramento da vala com estacas e pranchas metálicas, o assentamento de tela metálica da laje do fundo do canal de drenagem e a concretagem; sendo finalizado com a construção das calçadas laterais ao canal e a ponte para a travessia de veículos.

Foram realizados serviços em 160 metros da extensão do local, com a remoção de material na escavação do fundo do canal de drenagem.