“Os desafios do planejamento: a organização entre o ideal e o possível” foi o tema da palestra ministrada na sexta-feira (3) pelo professor Diego Moreira, voltada aos professores da rede municipal de São Vicente, com transmissão pelo Youtube.
Doutor e Mestre em Educação pela PUC-SP, com graduações em História e Pedagogia, além de especialização em Ciências Sociais pela FESPSP, Diego falou sobre a importância do planejamento escolar dentro de uma realidade dos envolvidos, destacando que não pode se limitar a um documento pro-form, distante de sua viabilização.
“É preciso traduzir o anseio dessas expectativas para o documento, com escuta atenta e sensível de acordo com cada situação, sempre de forma negociável, sensível e respeitosa para atender o nosso público”, destacou Diego, completando que esse plano deve ter como fio condutor a aprendizagem.
Para tanto, o palestrante falou na necessidade de o professor acreditar no potencial de seu aluno e eliminar qualquer juízo de valor, com propostas viáveis. Além disso, o planejamento precisa se basear no conhecimento, e não na informação. “Entre o sonho e o papel, devemos focar no possível, caso contrário há frustração”.
Com mediação da professora da Seduc, Renata Barbosa, ao término da palestra Diego respondeu perguntas feitas por chat. Entre os questionamentos, ele ressaltou a necessidade de uma escola para todos. “Quando tratamos ‘nós’ e ‘eles’, já não há inclusão na largada. A escola deve ser radicalmente comprometida como educação popular para todos. Não podemos abrir mão disso”.
Outra questão abordada foi a participação da família no processo de planejamento. “Podemos criar momentos de escuta no decorrer do ano, e não apenas limitar o planejamento em apenas três dias no início do ano letivo. É preciso retomar o planejamento em outros momentos, com reflexão ampla e com sentido voltados à educação”.
Neurociência - Especialista em Neurociência Aplicada à Educação, com mais de 20 anos de experiência dentro da escola, a pedagoga Renata Policarpo conduziu a live de quinta-feira (2), também pelo YouTube. O tema abordado foi “A importância de planejar”. A palestrante enfatizou que a rede municipal de São Vicente encontra-se “um passo à frente” por valorizar, junto com a sociedade, a neurociência. “Estamos vivendo a ‘Revolução Digital’ e precisamos acompanhar nossas crianças”, afirmou Renata, evidenciando as diferenças em relação à infância do século XX, quando a tecnologia digital não existia. Ela enfatizou que os aparelhos de TV e celulares levam a um movimento passivo - diferente das gerações anteriores, que participavam de brincadeiras reais. “Daí a importância do brincar na Educação Infantil, com impactos positivos sobre as habilidades executivas”. Para Renata, é necessário que os professores rompam as paredes físicas da escola para que as crianças brinquem, alcançando o protagonismo e o desenvolvimento da habilidade de pensar.
Por Renato Pirauá