Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
14/03/2023
Professora de São Vicente recebe homenagem em cidade natal na Bahia

Professora da rede municipal de São Vicente e escritora de livros infantis, a pedagoga Vânia Andrade foi agraciada na segunda-feira (13) com uma moção de agradecimentos e aplausos, concedida pela Câmara Municipal de sua cidade natal, Heliópolis (BA).

A homenagem partiu do vereador Igor Leonardo Sousa Santos, “pelas produções literárias desenvolvidas e publicadas e pelo auxílio educacional em termos de leitura e escrita às crianças do nosso país”. Em sua justificativa, o autor da propositura destacou que “a educação é um dos pilares mais importantes de uma sociedade e a leitura está extremamente vinculada a esta base sólida que é a educação”.

Casada e mãe do Bernard, Vânia cursou Pedagogia e Artes Visuais na Baixada Santista. “É uma satisfação espetacular receber moção de aplausos e congratulações, ainda mais sendo na minha cidade natal”, destacou.

Além de escrever e ilustrar, a professora na rede municipal vive em busca de formas para incentivar a leitura. Em julho do ano passado, participou da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com “The Happiness Button”, versão em inglês de sua obra infantil “O Botão da Alegria”. Outras publicações da pedagoga são ‘Árvore do Sucesso’ (que nasceu na sala de aula da EMEF Raul Rocha do Amaral, durante o projeto Estante Mágica, em 2019) e ‘O cofre Lelecão - Uma história rimada e cheia de aventura’ (que aborda a educação financeira de um jeito descontraído e inspirador).

Heliópolis - Cidade do interior da Bahia, Heliópolis fica a 2.120 quilômetros de São Vicente e tem cerca de 13 mil habitantes.

Por Renato Pirauá