Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
22/03/2023
Nova Orla do Gonzaguinha terá píer inspirado no amor por São Vicente
"Todo mundo tem uma história de amor com as praias de São Vicente, em especial na orla do Gonzaguinha, que tem uma beleza natural incomparável. É, sem dúvida, uma das baías mais bonitas do nosso litoral, por isso estamos revitalizando com muito carinho esse cartão postal da nossa Cidade. E o Píer dos Apaixonados simbolizará todo esse amor com um coração para que moradores e turistas possam tirar suas fotos e divulgar São Vicente". Assim o prefeito Kayo Amado resume as novidades que foram anunciadas nesta quarta-feira (22).

Como parte da Nova Orla do Gonzaguinha, que está sendo toda reformada, o Píer dos Apaixonados, local sempre visitado por famílias que moram ou estão a passeio em São Vicente, está ficando de cara nova. O espaço faz referência ao amor, ganhou piso e guarda-corpos novos, novo paisagismo e bancos duplos, conhecidos como bancos dos namorados, com design inspirado nos bancos da cidade de Mérida, no México.

A inspiração foi trazida pelo próprio prefeito Kayo Amado, quando ele esteve em viagem à cidade mexicana pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e participou do Smart City Expo Latam Congress, em 2021.

O Gonzaguinha tem dois píeres, um em frente à Praça do Maçom, e o outro em frente à Praça Heróis de 32. A reurbanização da Orla do Gonzaguinha contempla a recuperação dos dois píeres, que estavam em estado precário.

"Em um deles, inclusive, o piso estava afundando. Estamos remodelando tudo, estrutura, pisos, muretas com novo padrão, e iluminação, mais bonita e que permite segurança e beleza.  No primeiro píer propusemos um modelo de mobiliário para duas pessoas, diferente dos demais que estão sendo adquiridos. A ideia é criar um lugar de encontro, típico desta orla da cidade, de paisagem tão bonita", explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexandro Ferreira.

Revitalização da Orla do Gonzaguinha - as obras avançaram ainda mais e já atingem quase 40% de conclusão. A previsão é que a Nova Orla do Gonzaguinha seja entregue à população no segundo semestre deste ano.

Tradicional cartão postal de São Vicente e um dos pontos mais cativantes da Primeira Cidade do Brasil, a Orla do Gonzaguinha, desde julho de 2022, vem passando por revitalização em todo o seu espaço, visando proporcionar um ambiente mais moderno e aconchegante aos munícipes e turistas.

Os serviços são complexos e requerem diversas intervenções, mas, aos poucos, as mudanças podem ser vistas. O espaço ganhou novos passeios, tanto do lado predial quanto do lado praia. As antigas calçadas esburacadas vão sendo substituídas por pisos modernos e com acessibilidade.

As instalações de pedras portuguesas na calçada, piso de concreto, confecção de mini guias e canteiros com plantas, são outras mudanças com a revitalização.

A iluminação foi remodelada e redimensionada, valorizando ainda mais a linda Baía de São Vicente.

A obra contará com novo mobiliário urbano, cuja instalação será iniciada após a conclusão da fabricação dos materiais.

As praças do Maçon e Carlos Menon receberam jardineiras, bancos e novo paisagismo.

As remodelações do canteiro central seguem com a troca de guias e sarjetas, além de novo paisagismo. Após o término da primeira etapa, será dado início aos serviços do segundo trecho de passeio e à Praça Tom Jobim, que também entra no cronograma da reforma.

"Muitas histórias de amor se formaram em São Vicente, nos badalados bailes Mares do Sul, no Ilha Porchat Clube, nos amores de verão, na alegria e diversidade no Quiosque da Cris, ou nos momentos marcantes da infância da Biquinha. Nosso plano é retomar esses elementos históricos. Queremos fazer com que São Vicente volte a se conectar com as histórias de milhões de pessoas espalhadas pelo Brasil, e que muitas novas lembranças sejam formadas aquil”, concluiu o prefeito Kayo Amado.