Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 06 de junho de 2023.
23/03/2023
NOTÍCIAS
Servidores de São Vicente recebem capacitação para preservação de patrimônios culturais
Considerado um dos bens edificados da Cidade, o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV), popularmente conhecido como “Casa do Barão", recebeu, nesta terça-feira (21), duas apresentações dos membros da Comissão Especial de Patrimônio Cultural - CPC - CAU/SP sobre a importância da preservação dos patrimônios, a fim de capacitar servidores e conselheiros do âmbito municipal.
 
O objetivo da reunião foi orientar e exemplificar práticas de preservação, desde políticas públicas até a atuação de cada conselheiro no âmbito de restauro e conservação, tanto do patrimônio material quanto do imaterial, também como sua relação com a sociedade. 
 
A Comissão Patrimônio Cultural (CPC) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo (CAU/SP), abordou o “Manual de Orientação às Políticas Públicas Municipais de Preservação do Patrimônio Cultural”, apresentado pela Arquiteta Flavia Taliberti Peretto e o “Manual de Orientação Profissional - o arquiteto e urbanista e o patrimônio cultural”, ministrado pela Arquiteta Cassia Regina Carvalho de Magaldi, ambas conselheiras do CAU/SP. 
 
Flávia Taliberti, primeira palestrante do dia, ressaltou a importância da valorização de São Vicente como patrimônio cultural, buscando expandir a história e o legado da Cidade para todo o Brasil. "Hoje vamos levar e difundir o conhecimento dessa questão para as prefeituras e buscar a valorização dos patrimônios em cada cidade. Preparando a apresentação para São Vicente, notei a importância de levar o legado da Primeira do Brasil para todo o País".
 
"O objetivo da capacitação é fazer com que os servidores municipais estejam a par do que é abordado atualmente na área do patrimônio. São duas cartilhas no qual terão conhecimentos. O importante é sensibilizá-los e abrir o leque de conhecimento, ressaltando a função do patrimônio no desenvolvimento socioeconômico da Cidade. É fundamental que a essência dos prédios seja mantida, com suas estruturas sendo respeitadas", detalha Jaqueline Fernández, representante do CAU/SP.
 
Secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e presidente do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Cultural e Turístico de São Vicente (CONDEPHASV), Alexsandro Ferreira reforça a importância do conselho e da capacitação para todos os membros. “Estamos promovendo reformulações e dando continuidade a um papel atuante e muito fundamental na conservação e preservação da nossa história. Agora, estamos capacitando todo corpo técnico, orientando e abordando as questões do patrimônio da nossa Cidade.”
 
A iniciativa é fruto de uma parceria entre CONDEPHASV e CAU/SP.
 
Por Cendy Domingues

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite