Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
30/03/2023
Prefeitura inicia entrega de uniforme completo pela primeira vez na história
Sorrisos e muita emoção marcaram a tarde desta quinta-feira (30) dos pais, responsáveis e alunos das escolas municipais de São Vicente. Pela primeira vez na história, a Prefeitura entrega uniforme escolar completo aos mais de 43 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino. A distribuição começou nesta quinta-feira, com cerimônia nas UE's Lions Clube, bairro Vila São Jorge, e Nilton Ribeiro, no Japuí.

Compostos por três camisetas - uma regata e duas de manga -, duas bermudas (meninas da educação infantil e fundamental I recebem short-saia) e mochila de costas, os kits já estão contemplando estudantes de todas as escolas. Em breve, serão entregues pares de meia e tênis. Nos próximos meses, também serão distribuídas as peças de inverno, com casaco e calça.

A conquista representa mais um elemento fundamental na virada de chave histórica que o setor educacional da Primeira Cidade do Brasil tem vivido.

O prefeito Kayo Amado não escondeu a emoção. Segundo ele, a educação é a principal ferramenta para o desenvolvimento de um Município a longo prazo. "Já fizemos bastante coisa, mas ainda falta muito. Não escondo os problemas, porém, hoje, estou bastante emocionado. A única chance de enxergarmos um horizonte para o futuro é com investimento em educação".

O sonho de uma mãe é poder proporcionar as melhores condições ao seu filho. Às lágrimas, Alexandra Márcia de Melo, mãe de Vitor Hugo, aluno do 6° ano A, na U.E Lions Clube, pontuou que, em seus 40 anos como moradora de São Vicente, jamais presenciou tanta dedicação por parte da Administração Municipal em disponibilizar recursos aos profissionais e, consequentemente, às crianças. "Nunca vi um prefeito fazer tanto pela educação. Muitos pais não têm condições de comprar materiais e roupas de qualidade aos filhos. Agora, isso é realidade por aqui. E não é só isso, a merenda também é ótima. É encantador trazer meu filho para a escola com a certeza de que ele está sendo tratado com dignidade.

A secretária de Educação, Nivea Marsili, recorda as dificuldades enfrentadas no início da gestão, para que os frutos fossem colhidos agora. "Lembro quando visitei o Lions há dois anos. A escola precisava de reforma, estava com muitos problemas. Presenciamos muitas mães preocupadas, lutando pela dignidade dos filhos. Com muito trabalho, estamos atingindo esse patamar”.

Vale salientar que, caso o pai ou responsável ainda não tenha solicitado o uniforme do filho, deve entrar em contato com a direção da escola e passar a numeração correta.

Educação - De grão em grão, a Secretaria de Educação (Seduc) vai colhendo os frutos e avançando em importantes estágios na missão de reformular o setor no Município com entregas e conquistas emblemáticas.

Além da aquisição dos uniformes, a Prefeitura inaugurou a primeira escola de ensino integral da história da Cidade - e primeira a homenagear o Rei Pelé; adquiriu material escolar de forma inédita para a rede municipal, entregou notebooks aos docentes e projetores às unidades, e segue revitalizando diversos espaços do âmbito educacional, investindo em projetos extracurriculares e estimulando a socialização.

"Agora a criança vai andar pela rua identificada. Não vamos parar por aqui. Vou continuar batendo nessa tecla. É fundamental que o asfalto chegue na porta de cada morador; os 370 mil vicentinos merecem um atendimento em saúde de qualidade; mas, nada disso faz sentido se não houver perspectiva de futuro. A educação é o que mantém viva a nossa esperança", concluiu o prefeito Kayo Amado.

Texto: Guilherme Sibilio
Fotos: Leonardo Huber