Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
03/04/2023
NOTÍCIAS
'Avaliar para Aprender' é tema de formação para 2 mil professores

Os mais de 1,9 mil professores da rede municipal de São Vicente participaram na sexta-feira (31) da formação “Avaliar para Aprender”, que trouxe como palestrantes dois grandes nomes da educação brasileira contemporânea: Cipriano Luckesi e Rodrigo Padilha.

As participações via videoconferência proporcionaram uma reflexão acerca da avaliação a ser usada como instrumento de aprendizagem, e não para determinar uma ‘nota’ por meio da média.

Autor de 14 livros voltados à docência, Luckesi apresentou-se no período da manhã. Como exemplo do conceito, ele imaginou uma criança que recebe nota 10 em uma prova de adição, mas ao passar para o desafio da subtração tem um desempenho aquém do esperado, tirando apenas 2. Na média, ela recebe 6, passa por atingir média superior a 5, mas o processo de aprendizagem fica prejudicado. Numa proposta contrária à média aritmética para determinar uma nota, o especialista prega que “avaliar é o ato de investigar”, para o professor buscar o melhor resultado positivo dessa ação. “A avaliação deve ser parceira do educador no sentido de alcançar a melhor solução que leve o aluno a aprender”.

Nesta mesma linha, o mestre em educação pela PUC-SP, Rodrigo Padilha, enfatizou que a avaliação na escola deve servir como norteador para ajudar na comunicação e aproximação do aluno. “A avaliação pode ser emancipadora e também destruidora para a criança. Daí a importância de avaliar por competência e habilidades, e não pelo conteúdo passado para o aluno”. Padilha também pontuou a diferença entre “medir” e “avaliar’. “Enquanto medir é descrever um fenômeno do ponto de vista quantitativo, avaliar significa interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter um parecer de julgamento de valor com base em padrões e critérios”.

Também participou da formativa a mestre em educação e assessora pedagógica da Soluções Moderna, Marieta Nidecker. “O combustível que vai alimentar as nossas crianças e adolescente está na educação, com uma prática diferenciada que acontece na escola e com participação da comunidade escolar”

As palestras foram mediadas pela professora Renata Barbosa e integram a série de formações continuadas oferecidas pela Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc). Para rever as videoconferências, basta acessar os links abaixo: 

Cipriano Luckesi - https://www.youtube.com/watch?v=Y734HABABso  

Rodrigo Padilha - https://www.youtube.com/watch?v=v-MMx_SuENo

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite