Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
14/04/2023
No dia em que o Santos F.C. completa 111 anos, São Vicente anuncia píer em homenagem a Pelé
Nesta sexta-feira (14), o Santos Futebol Clube completa 111 anos de fundação, e a Prefeitura de São Vicente escolheu o aniversário do clube para revelar um presente para os fãs do maior jogador que vestiu o manto do Alvinegro Praiano: um píer temático do Rei Pelé que poderá ser visitado em breve na Cidade.

O espaço está sendo construído na Orla do Gonzaguinha, que passa por completa revitalização. O local já é um cartão postal da Cidade em razão da sua beleza natural, e está sendo valorizada com as obras que deixarão a paisagem mais livre para que moradores e turistas possam apreciar e fotografar à vontade.

O Píer do Rei Pelé terá calçadão novo, com frases e palavras que lembram o Atleta do Século, com destaque para uma escultura do ex-jogador dando o famoso soco no ar, momento tantas vezes repetido nos gramados e eternizado na memória de quem ama o futebol.

"Nós que já homenageamos o Pelé com nossa querida escola AMEI Rei Pelé,  a primeira em tempo integral da nossa Cidade, espalhamos totens com imagens dele pela orla, 'vestimos' o Paço Municipal de branco e preto, agora trazemos mais essa homenagem para o Gonzaguinha, onde estamos cuidando cada detalhe com carinho, trazendo esse destaque mundial para a orla da Primeira Cidade do Brasil", comentou o prefeito Kayo Amado.

Vale lembrar que, em 1972, Edson Arantes do Nascimento foi homenageado com o título de ‘Cidadão Vicentino’ pela Câmara Municipal.

Outro anúncio recente envolvendo as obras da Nova Orla do Gonzaguinha fez enorme sucesso: o Píer dos Apaixonados. Trata-se de outro píer na orla, que ganhou temática de coração, com bancos para namorados e escultura instagramável, para que as pessoas façam renascer o seu amor por São Vicente.

"Queremos que a Nova Orla do Gonzaguinha possa reunir diversos pontos turísticos em um só. Serão vários espaços diferentes para que as famílias visitem, caminhem, divirtam-se, tirem fotos e mostrem ao mundo o que São Vicente tem de melhor. Não queremos somente revitalizar o espaço, mas, sobretudo, criar novos atrativos turísticos”, revelou o prefeito.

Revitalização Orla do Gonzaguinha - Tradicional cartão postal de São Vicente, com uma das vistas mais bonitas da Baixada Santista, a Orla do Gonzaguinha, desde julho de 2022, vem passando por revitalização em todo o seu espaço, visando proporcionar um ambiente mais moderno e aconchegante aos munícipes e turistas.

Os serviços são complexos e requerem diversas intervenções, mas, aos poucos, as mudanças podem ser vistas. O espaço ganhou novos passeios, tanto do lado predial quanto do lado praia. As antigas calçadas esburacadas vão sendo substituídas por pisos modernos e com acessibilidade.

As instalações de pedras portuguesas na calçada, piso de concreto, confecção de mini guias e canteiros com plantas, são outras mudanças com a revitalização.

A iluminação foi remodelada e redimensionada, valorizando ainda mais a linda Baía de São Vicente.

A obra contará com novo mobiliário urbano, cuja instalação será iniciada após a conclusão da fabricação dos materiais.

As praças do Maçon e Carlos Menon receberam jardineiras, bancos e novo paisagismo.

As remodelações do canteiro central seguem com a troca de guias e sarjetas, além de novo paisagismo. Após o término da primeira etapa, será dado início aos serviços do segundo trecho de passeio e à Praça Tom Jobim, que também entra no cronograma da reforma.