Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
03/05/2023
Posto Rodoviário entra em funcionamento na Avenida Capitão-Mor Aguiar
"Mais moderno, prático e seguro". Assim, dona Maria dos Anjos, moradora do Catiapoã, definiu o novo Posto Rodoviário de São Vicente, que entrou em funcionamento nesta quarta-feira (3).

Situado na Avenida Capitão-Mor Aguiar, o equipamento facilita a logística de deslocamento a pontos altamente frequentados em São Vicente, como o centro comercial e as praias.

A mudança representa o início de uma nova era vivida por São Vicente no transporte rodoviário. Localizada na Avenida Capitão Luiz Antônio Pimenta, a antiga unidade apresentava problemas constantes devido à falta de estrutura adequada, visto que o prédio que abrigava o equipamento havia sido projetado para ser um teatro, não atendendo, dessa forma, aos requisitos exigidos por uma rodoviária.

"Recebíamos diversas reclamações dos passageiros e, também, dos funcionários sobre a insegurança no antigo local. Sem falar que vários motoristas de aplicativos se negavam a levar ou buscar pessoas na antiga rodoviária, principalmente à noite, justamente pela falta de segurança. Aquele equipamento jamais deveria funcionar para esta atividade. Agora, o novo Posto Rodoviário está mais central, organizado, com mais conforto e comodidade para todos", explicou o prefeito Kayo Amado.

Como salientado pelo chefe do Executivo vicentino, o novo Posto Rodoviário oferece mais segurança à população, tendo em vista que a base da Guarda Civil Municipal (GCM) será instalada ao lado do equipamento. Além disso, as instalações possuem câmeras internas e externas, com monitoramento 24h, incluindo um totem de segurança próximo à entrada.

Outro ponto a ser ressaltado é que a Avenida Capitão-Mor Aguiar foi readequada, atendendo às normas de um posto rodoviário, com acessibilidade, vagas para táxi, áreas para embarque e desembarque e estacionamento de ônibus.

O novo terminal conta com cobertura, bancos, banheiros masculino e feminino, incluindo para pessoas com necessidades especiais, guichês das operadoras e guichê de informações turísticas.

Turismo - Além de pôr fim nos antigos problemas enfrentados pelo público na unidade anterior, o novo Posto Rodoviário possui diversos informativos sobre o turismo da Cidade, por meio de pôsteres e guias.

"Quando você oferece um serviço de transporte mais qualificado, automaticamente atrai mais pessoas. Nosso objetivo é, através desses informativos, valorizar nosso turismo e fazer com que cada vez mais pessoas conheçam a rica história da Primeira Cidade do Brasil", explica a secretária de Turismo, Juliana Santana.

Nova Rodoviária - A nova e definitiva Rodoviária será construída na Praça Bernardino de Campos, também no Centro. O projeto engloba a reurbanização da região, incluindo a revitalização do espaço, além de bancos e paisagismo, e melhorias no entorno.

Somam-se a isso medidas de fortalecimento na segurança da região, com a implementação de uma base de apoio com inspetoria da GCM para atuação ostensiva na região.

Por Guilherme Sibilio