Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de setembro de 2023.
09/08/2023
NOTÍCIAS
Conheça Mayra, talento do ciclismo brasileiro que já está fora do país
Nesta terça-feira (8), o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, recebeu duas visitas muito especiais: Mayra Costa, atleta de 18 anos, de forma virtual, e da mãe da ciclista, Nívia Costa. O vereador Professor Thiago Alexandre foi o responsável por levar a história da atleta até o Prefeito.
 
Mayra está morando e competindo em Portugal, buscando entrar de vez na elite da categoria. Durante a conversa, ela teve a chance de contar sua história para o prefeito.
 
Ela morou no Parque das Bandeiras, em São Vicente. Começou no ciclismo quando tinha 10 anos, com passeios normais de bicicleta, mas já tinha certeza que gostaria de ser uma atleta de alto nível. No Brasil, ela venceu competições como o Campeonato Paulista.
 
Desde o início do ano, no entanto, Mayra mora na região do Algarve, em Portugal, e mais próxima de lugares como Espanha, Bélgica e França, que são conhecidos por terem grandes competições do ciclismo, como o Tour de France e Vuelta a España. Nívia Costa, mãe da ciclista, contou como é ficar longe da filha. “Não sei se o pior é ficar longe dela ou ver ela competindo presencialmente. O coração fica na garganta o tempo todo, principalmente no Pan-Americano, por ter sido a primeira viagem sozinha”.
 
Em abril, Mayra foi 3ª colocada no Panamericano, sendo a única representante do Brasil na prova. Esse desempenho fez a atleta ser convidada para o Mundial de Ciclismo na categoria junior, competindo contra as melhores ciclistas jovens da atualidade. Na prova, ela ficou no último corte de tempo e não teve a chance de terminar, mas a disputa lhe rendeu experiência. A vaga conquistada por Mayra tem a ver com o desempenho dela no Pan-Americano, pois o Brasil não tem pontuação suficiente no ranking para classificar velocistas automaticamente.
 
Além disso, Mayra relatou que a família recorreu a uma “vaquinha” online para que a menina viajasse para o campeonato.
 
Até o fim do ano, a atleta tem mais duas competições. Uma delas, a Volta Portugal, é a competição mais importante do ciclismo português. Ela irá competir pela categoria Junior. A outra é a Volta Elite, que está acima da categoria dela, mas aceita competidoras a partir dos 18 anos.
 
Kayo fez questão de parabenizar a atleta, a convidou para visitá-lo quando estiver por perto, desejando sucesso nos próximos passos (ou pedaladas) da atleta.
 
Por Roberto Filho

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite