Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 12 de julho de 2024.
14/06/2024
NOTÍCIAS
Tratativas para entrada de São Vicente na Poligonal do Porto avançam
A expansão do Porto de Santos para São Vicente está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Na manhã desta quinta-feira (13), foi realizada uma audiência pública na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS) para debater a expansão poligonal do complexo marítimo, com foco no aumento da movimentação de cargas e instalação de atividades e serviços com maior valor agregado. 
 
Dentro da proposta, foram incluídas regiões da Área Continental. As áreas sugeridas são próximas à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, enquadradas na zona industrial do Município, e estrategicamente posicionadas próximas a rodovias, ferrovias e regiões com potencial para futuras hidrovias. 
 
“A expectativa é de atração de investimentos públicos e privados para infraestrutura, logística e desenvolvimento industrial, contribuindo para o crescimento econômico sustentável de São Vicente”, explica o prefeito Kayo Amado.
 
As negociações foram iniciadas em setembro de 2023, com a formalização de interesse por parte da Prefeitura. Após diversas reuniões com as equipes técnicas de ambas as instituições, em fevereiro deste ano foi encaminhada à Autoridade Portuária a documentação georreferenciada das áreas propostas. De acordo com a apresentação realizada na audiência pública, as áreas de São Vicente são vocacionadas à operação retroportuária e de transformação, voltadas à agregação de valor. A próxima etapa, de aceitação e homologação da proposta, é de responsabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos.
 
“Com a entrada na Poligonal do Porto, São Vicente pretende fomentar o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na Área Continental, através da atração de empresas do setor”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Juliana Santana.
 
A tratativa é parte de uma grande estratégia visando alavancar as principais potencialidades do Município. A Administração Municipal traçou três pilares em prol do crescimento da Cidade: a construção civil, a reestruturação do eixo centro-praia e o desenvolvimento da Área Continental, elemento atrelado ao processo de entrada da região na Poligonal do Porto.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite