Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
03/04/2017
Pets
Cães e gatos são abandonados diariamente no Município

Animais idosos e doentes são os que mais sofrem com a posse irresponsável; Prefeitura trabalha para conscientizar a população

Nos dias de hoje, ainda, há falta de amor e responsabilidade das pessoas quando abandonam seus animais de estimação. Diariamente, o Departamento de Zoonoses da Secretaria da Saúde (DEZOON) de São Vicente (Rua Catalão, 530, Vila Voturuá) se depara com essa triste realidade, ao constatarem cães e gatos largados na porta do equipamento.

A maioria dos animais maltratados são idosos ou estão doentes. A prática de maus-tratos contra animais é passível de multa, por meio da Lei 2.686-A, que pode ser consultada no https://leismunicipais.com.br/a/sp/s/sao-vicente/lei-ordinaria/2011/269/2686/lei-ordinaria-n-2686-2011-dispoe-sobre-a-pratica-de-maus-tratos-contra-animais-estabelece-multa-altera-a-redacao-do-inciso-ii-do-art-9-da-lei-n-499-a-97-e-da-outras-providencias?q=lei abandono animais.

Adoção – De acordo com o chefe do DEZOON, Kleber Souza Costa, afirma que há gatos e cães, no local, prontos para receberem um novo lar. “Eles são vermifugados, castrados, vacinados e é inserido um chip para identificação e controle populacional”.

Com relação, aos filhotes com menos de quatro meses, são avaliados pelos veterinários e recebem um vale-castração para o proprietário agendar uma data para o procedimento.

No momento, estão à espera de um lar dez gatos, sendo dois adultos. Também há oito filhotes de cães para serem doados.

Além destes, existem os cães de rua adultos que, quando recolhidos pelo Departamento de Zoonoses, são tratados e devolvidos ao local de origem no Município, de acordo com o Termo de Ajuste e Conduta (TAC) do Ministério Público (MP). Quem tiver interesse em adotar um desses animais pode entrar em contato pelo telefone: 3561-1604.

Denúncias – Qualquer abandono de animais nas vias da Cidade, deve ser feito pessoalmente na Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público (Rua Jacob Emmerich, 1367 – Parque Bitaru).

Além de cães e gatos abandonados, há também os animais de grande porte em alguns bairros da Cidade. Qualquer denúncia a respeito, basta ligar para a empresa conveniada com a Prefeitura, que faz a retirada de animais de grande porte, (13) 3025-1055.