Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
20/01/2021
Projeto Verão no Clima realiza ação ambiental no aniversário de São Vicente
Mutirão de conscientização ambiental acontece das 9 às 17h de sexta-feira (22)

Mais que destinos turísticos, a praias do litoral paulista são patrimônios naturais. Pensando na preservação destes locais e na conscientização ambiental, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), do Governo do Estado de São Paulo criou em 2018, o programa Verão no Clima, realizado em parceira com as prefeituras da costa litorânea.

Em São Vicente, o evento ocorre na sexta-feira (22), dia que também é comemorado os 489 anos da primeira Cidade do Brasil. Os locais escolhidos para sediar a ação foram as orlas do Itararé (próximo ao campo de pouso da asa delta) e do Gonzaguinha (na Av. Antônio Rodrigues). Duas equipes vão estar presentes, das 9 às 17 horas. O programa está previsto para continuar até 7 de março.

A campanha consiste em um mutirão de limpeza e uma conversa de sensibilização com os moradores e turistas, em relação aos danos causados na natureza pelos resíduos descartados de forma irregular nas praias. Neste ano, os colaboradores também vão orientar sobre a prevenção à Covid-19.

Ao todo, 16 municípios participam da ação. O mutirão reúne 31 equipes treinadas pela Prefeitura e pelo Estado. Eles são divididos entre 18 contratados, 16 monitores e dois líderes, que participaram do treinamento on-line, nos dias 15 e 16 de janeiro. A capacitação foi realizada pela SIMA em conjunto com a empresa Mercado Jovem. No dia 18, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), elaborou uma aula virtual para conversar com os jovens.