Representantes do Conselho Gestor de Saúde iniciam atividades nas Unidades

Mandato dos candidatos eleitos terá duração de dois anos, visando os avanços dentro do Sistema de Saúde

Compartilhe!

Curtir
Em busca de melhorias e transformações internas nos equipamentos de saúde do Município, a Secretaria da Saúde (Sesau), realizou na última quarta-feira (31), a entrega dos certificados de atuação dos Conselheiros Gestores de Saúde 2024. 
 
Os representantes foram escolhidos pelo voto popular dos usuários representantes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF), Hospitais, Prontos-Socorros (PS) e Prontos Atendimentos (PA) do Município. 
 
O mandato dos membros representantes terá duração de dois anos, com início em janeiro de 2024. 
 
Para Essuziane Barboza Cerqueira, de 61 anos, candidata eleita para UBS Tancredo, ter uma posição e voz ativa dentro da comunidade irá possibilitar a fiscalização e criação de diretrizes capazes de redefinir os parâmetros de saúde. 
 
 “Este cargo é muito importante para mim, e irei exercer com muito prazer. Para a população será de extrema importância ter conselheiros da saúde para acompanhar e fiscalizar a Unidade, principalmente porque dessa forma, iremos levar ideias e possíveis soluções para o bem de todos os munícipes”, declara a conselheira. 
 
A organização e a atribuição são definidas por lei, tornando o Conselho deliberativo e permanente nos municípios. Dessa forma, a gestão deve ser constituída pelos três pilares da comunidade, com a participação da administração da unidade, dos funcionários e dos usuários. 
 
Além disso, a participação deve ser paritária, garantindo que metade dos participantes representem os usuários e os munícipes, sendo esses representantes da sociedade civil.
 
A Sesau destaca que somente as unidades ESF Sá Catarina, Sambaiatuba, Saquaré/México 70, Humaitá, Jardim Rio Branco I, Jardim Rio Negro, CAD, CATO, CEO II Rio Branco, CEO III Insular, CAPS II Infantojuvenil, Maternidade, Pronto-Socorro Rio Branco e Hospital do Vicentino não terão Conselho Gestor ativo devido à ausência de paridade na composição.
 


Por Alanis Ribeiro

Álbum de Fotos