Reunião Municipal de Saúde Mental debate ações voltadas à atenção psicossocial

Confirmado para esta sexta-feira (7), encontro discutirá direitos e necessidades de pessoas com transtornos mentais ou sofrimento psíquico pelo uso de drogas

Compartilhe!

2 curtiram
Confirmado para esta sexta-feira (7),  encontro discutirá direitos e necessidades de pessoas com transtornos mentais ou sofrimento psíquico pelo uso de drogas 
 
São Vicente realiza nesta sexta-feira (7) a I Reunião Municipal Ampliada de Saúde Mental, na Associação Comercial de São Vicente (Rua Jacob Emmerich, 1.238 – Parque Bitaru). A programação será das 8h às 15h, com representantes do poder público e da sociedade civil organizada discutindo o tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”. 
 
Entre as ações, estão: debate sobre os direitos e necessidades das pessoas com transtornos mentais ou com sofrimento psíquico derivado do uso de crack, álcool e outras drogas; discutir e levantar diretrizes para a elaboração de políticas públicas, em âmbito municipal, estadual e nacional, no que tange à Saúde Mental; eleger os delegados para a Etapa Macrorregional da III Conferência Estadual de Saúde Mental de São Paulo. 
 
As discussões se dão a partir de quatro eixos temáticos: “Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania”; “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços em saúde mental”; “Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade”, e “Impactos na saúde mental da população e desafios para cuidado psicossocial durante e pós-pandemia”. 
 
O encontro atende à solicitação do Departamento Regional de Saúde Baixada Santista – DRS IV, conforme definido em Regimento Interno na III Conferência Estadual de Saúde Mental do Estado de São Paulo. 
 
Devido à pandemia de Covid–19 e do atual momento de síndrome gripal, a reunião será limitada a 50 participantes, respeitando as regras sanitárias, com uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel e obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinação da Covid-19. 
 
Confira a programação: 
 
8h - Credenciamento e escolha do grupo de trabalho
8h30 - Abertura
8h45 – Leitura do Regulamento Interno
9h – Grupos de trabalho por eixos para discussão das diretrizes eleitas nas oficinas abertas
10h15 – Encerramento da inscrição para delegados
10h30 – Leitura das diretrizes eleitas nos grupos de trabalho 
11h30 – Intervalo
12h30h – Plenária para votação das diretrizes 
13h30 – Eleição dos delegados à Conferência Macrorregional  objetivando representar o município na  III Conferência Estadual de Saúde Mental
14h30 – Encerramento
 
Por Renato Pirauá