Revitalização completa de sete escolas municipais está em fase final

Projeto contempla nova estrutura, telhas termoacústicas, acessibilidade e climatização; recentemente, São Vicente deu início à reforma de mais três unidades

Curtir
Principal ferramenta para proporcionar um futuro melhor, a Educação tem passado por uma verdadeira transformação em São Vicente, englobando melhorias estruturais nas escolas e uma série de entregas inusitadas. Compondo esse pacote de novidades no setor, as revitalizações de sete unidades municipais (Duque de Caxias, Luiz Pinho, Sebastião da Silva, Pastor Joaquim Rodrigues da Silva, Constante Luciano Clemente Houlmont, Jacob Andrade Câmara e Mário Covas Júnior) estão em fase final, e serão entregues novinhas em folha aos pais e alunos ainda neste semestre.

Os projetos contemplam reforma estrutural, regularização total da infraestrutura elétrica e hidráulica, nova cobertura e instalação de telhas termoacústicas, revestimento interno e externo, acessibilidade, climatização, revitalização das quadras e paisagismo.

Neste momento, os percentuais de conclusão das obras estão em:

• UE Prof. Jacob Andrade Câmara (Cidade Náutica) - 95%
• UE Prof. Luiz Pinho de Carvalho Filho (Conj. Humaitá) - 93%
• UE Pastor Joaquim Rodrigues da Silva (Cidade Náutica) - 92%
• UE Pref. Sebastião Ribeiro da Silva (Tancredo) - 87%
• UE Duque de Caxias (Guaçu) - 81%
• UE Constante Luciano Clemente Houlmont (Vila Cascatinha) - 79%
• UE Dr Mario Covas Junior (Parque das Bandeiras) - 76%

Já com olhar para o futuro, recentemente o Município deu início à transformação de mais três unidades: Antônio Pacífico (Jóquei Clube), Laura Filgueiras (Esplanada dos Barreiros) e José Meirelles (Quarentenário). Todas no padrão Escola A , que integra, no plano de revitalização das unidades educacionais (UEs), tecnologia, sustentabilidade, conforto e acessibilidade.

Entregas - A Administração Municipal traçou um planejamento para reformular o cenário da educação na Primeira do Brasil. Desde então, a Prefeitura revitalizou as escolas Kelma Maria Tofetti Gonçalves e Caic Ayrton Senna, no Humaitá, e deu início às reformas das demais unidades.

Somam-se às revitalizações a entrega de uniformes completos (verão e inverno), material escolar, kits esportivos, notebooks para professores e equipamentos multimídia para disponibilizar aos docentes mais mecanismos de trabalho e, consequentemente, qualificar o ensino do aluno. Além disso, São Vicente deu início ao funcionamento das escolas em tempo integral (AMEIs), tanto na Área Insular quanto na Área Continental, buscando promover educação de qualidade por todos os cantos da Cidade.

O prefeito Kayo Amado salientou que, independentemente das dificuldades encontradas no caminho, a principal ferramenta para a mudança de uma sociedade é a educação, ponto focal da Administração Municipal. "Tenho batido na tecla desde o início que a Educação é prioridade. Os pais sabem bem como é. Às vezes faltam algumas coisas, mas para os pequenos não pode faltar. Herdamos essa cidade com escolas deterioradas. Os alunos não tinham uniforme, material escolar. Trabalhamos e estamos entregando melhorias em todas as unidades. Está dentro do que a gente deseja? Não. Sei que ainda temos muito a melhorar. Mas precisávamos partir de algum lugar. Hoje, três anos depois do início do mandato, dá para concluir que muita coisa avançou".

Recentemente, o Município também inaugurou a Creche Profª Ana Cristina Santos Henriques, entregando padrão de alta qualidade às crianças da Vila Margarida. Na cerimônia, a secretária de Educação, Nivea Marsili, ressaltou o impacto dessas transformações na vida das crianças. "Essas entregas são para que os pequenos tenham direito de sonhar e alcançar qualquer objetivo. É refeição de qualidade, uniforme completo, acolhimento e dignidade para o futuro dessas crianças. Esse é o nosso compromisso".

Álbum de Fotos