São Vicente chega a marca de 60% das crianças vacinadas com a primeira dose

Para a imunização do público infantil foram criadas novas estratégias, cronogramas e postos de vacinação

1 curtiu

A Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente segue a todo vapor com o cronograma vacinal e vem alcançando grandes marcas no percentual de crianças imunizadas, entre 5 a 11 anos.

Cerca de 35 mil crianças são esperadas, com a primeira dose, estão 21.146, o que representa 60,42% do público alvo, e 5.926 com a segunda dose, o que representa 16,93% do público alvo, sendo 3.985 que apresentavam comorbidades.

A Prefeitura de São Vicente, juntamente com os profissionais da Saúde, elaboraram estratégias para não faltar doses para o público infantil, assim como, criaram maneiras para chamar atenção e aproximar o imunizante dos pequenos.

Um dos grandes destaques para o crescimento do número de vacinados, é a criação do Posto de vacinação Infantil no Brisamar Shopping. A unidade fica no primeiro andar, na loja 110, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h, e aos sábados, das 10h às 18h.

Iniciativa inédita na Baixada Santista, a unidade foi preparada pelos profissionais da Sesau, que atendem as crianças com decorações especiais, desenhos para colorir, balões e desenho animado rolando na TV.

O prefeito Kayo Amado, ressaltou a importância que esse novo posto de vacinação teve para alcançar um maior número de crianças vacinadas.
“O shopping se tornou um verdadeiro cartão postal da vacinação na Cidade. Agora, os pais também têm um lugar agradável e bastante acessível para que seus filhos sejam imunizados contra o coronavírus”.

Outra ferramenta que está ajudando na distribuição das doses no público infantil é o carro da vacina, onde os profissionais da saúde são levados até as escolas municipais para realizar a aplicação do imunizante nas crianças.

A Sesau criou um cronograma onde a cada dia da semana, uma escola é responsável por receber as doses e os enfermeiros que fazem a imunização contra a Covid-19. A aplicação ocorre das 11h às 14h, horário estratégico para cobrir a entrada e a saída dos estudantes.

Até segunda-feira (14), 263 já tinham sido vacinadas através do carro da vacina nas escolas, sendo 184 com a 1ª dose e 79 com a 2ª dose.

A secretária de Saúde Michelle Santos, comemorou a satisfação de proporcionar esse tipo de atendimento para as crianças.
“Poder oferecer um local exclusivo a esse público, em um ponto bem localizado e de fácil acesso, é uma grande conquista para São Vicente”.

Por Emerson Nascimento