São Vicente entrega novos veículos para Diretoria de Vigilância Epidemiológica

Campanhas de vacinação e controle de vetores serão algumas das utilidades dos carros; com novos automóveis e mais agentes, pela primeira vez na história Município realizará quatro visitas no ano à casa de moradores, atendendo recomendação do Ministério da Saúde

Curtir
Buscando qualificar ainda mais os atendimentos e otimizar o trabalho dos profissionais, a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau-SV) entregou, na tarde desta  quinta-feira (25), através da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) quatro novos veículos, sendo três para a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e um ao Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE). A nova conquista aconteceu no prédio da Sesau, e contou com a presença de profissionais e autoridades do Município.

Controle de vetores, campanhas de vacinação e treinamento dos profissionais da saúde do Município serão algumas das utilidades dos veículos.

O prefeito Kayo Amado destacou a entrega como mais uma iniciativa do Município buscando equipar os profissionais para consequentes avanços na saúde. “A chegada dos carros é mais uma forma de auxiliar o grande trabalho que vem sendo feito aqui na Secretaria da Saúde. Quero agradecer a todos que estão à frente disso. Agora é trabalhar ainda mais para cuidar ainda mais da Cidade”.

A secretária de Saúde, Michelle Santos, parabenizou a equipe, e ainda anunciou mais uma novidade histórica na saúde de São Vicente: “Nossa cidade nunca tinha conseguido completar quatro ciclos, que é durante o ano, ir quatro vezes à casa do munícipe para fazer o trabalho mecânico de orientação. O Ministério da Saúde indica quatro visitas à casa do cidadão. São Vicente nunca tinha passado de uma. Com a chegada dos nossos agentes e a reorganização dos nossos serviços, a Cidade pela primeira vez atingiu esse objetivo. Acredito que os carros só vem coroar o grande trabalho que vem sendo feito tanto na vacinação quanto pelo pessoal da zoonoses”.

“Com o aumento do efetivo de agentes de combate a endemias, precisamos expandir a frota para conseguir atender as demandas que temos com operacional, materiais, entrega e recolhimento. Nosso foco com os novos veículos é para o controle de vetores, que é reduzir a incidência de doenças, como os focos de dengue”, explicou o coordenador da Vigilância de Zoonoses (UVZ), Daniel Lima Sopa.

Para o Departamento de Vigilância Epidemiológica, o veículo terá diversas funções, indo de entrega de vacinas até a realização de campanhas de imunização, como contou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (DVS), Elisângela Silva de Jesus: “Será um veículo multifunção para o departamento de vigilância epidemiológica. Nós vamos fazer a retirada das vacinas no GVE, transporte de vacinas para as unidades de saúde do Município, supervisão da sala de vacinas em todas as unidades, realizar a parte do CATH (Centro de atendimento à Tuberculose e Hanseníase) e treinamento nas unidades. O automóvel também servirá para fazer as campanhas de vacinação”.

Por Guilherme Gebara

Álbum de Fotos