São Vicente institui 1º Conselho Municipal de Defesa Civil

As secretarias que fazem parte do conselho serão capacitadas para atuarem junto da Defesa Civil

Curtir
Na tarde desta segunda (27), a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Segurança e Organização Social (Sedos), realizou de forma inédita a primeira reunião do Conselho Municipal da Defesa Civil.

O Conselho foi instituído o artigo 4º da Lei Complementar nº 1.105, de 27 de abril de 2023, sancionada pelo prefeito Kayo Amado, que convoca representantes titulares e suplentes das secretarias de Saúde (Sesau), Desenvolvimento Econômico (Sedes), Serviços Públicos (Sesp), Educação (Seduc), Meio Ambiente (Semam), Habitação (Sehab), Mobilidade Urbana (Semob) e Subprefeito da Área Continental (Supac).

Todas as secretarias convocadas foram representadas por titulares e suplentes, escolhidos nominalmente pelo chefe do executivo da Cidade que marcou presença na abertura do Conselho, realizado no Salão Nobre do Paço Municipal.

A instituição deste Conselho consiste em capacitar as secretarias para atuarem junto da Defesa Civil em todas as etapas de prevenção aos eventuais desastres e situações de risco, e resposta para recuperação dos danos que podem ocorrer na Cidade.

"A Defesa Civil não é formada somente por quem está de colete. A Defesa Civil somos todos nós", afirmou Rogério Barreto, Subsecretário de Proteção e Defesa Civil.

Além de ressaltar a importância do trabalho em conjunto das secretarias, tendo em vista que o período mais forte de chuva - 1 dezembro a 31 de março - está próximo, a geóloga Maria Rita Barros Leite de Moraes apresentou e explicou conceitos básicos e técnicos, tais como previsão meteorológica, índices pluviométricos, planos de ação de prevenção, contingência e de recuperação.

O Plano Preventivo de Defesa Civil (PDDC) é um instrumento de prevenção de acidentes naturais induzidos ou não pela ocupação humana. Utiliza conhecimentos técnicos-científicos, associados aos procedimentos, visando a proteção da vida e a diminuição dos prejuízos socioeconômicos. Neste período extraplano (abril a novembro) são realizadas atividades preparatórias (cursos, treinamentos, publicações cadastros de eventos, estudos técnicos específicos) e também atendimentos em áreas de risco.

O Plano de Contingência (PLANCON) funciona como um planejamento da resposta e, por isso, deve ser elaborado na normalidade. Estabelece os procedimentos a serem adotados em situações de emergência. Podendo ser acionado em qualquer situação de emergência. A Sedos estará junto à Defesa Civil na coordenação dos treinamentos de capacitação.

A primeira etapa ocorreU na manhã desta terça (28), no hotel Chácara do Mosteiro, das 8h às 17h. O tema abordado foi a observação de movimentações gravitacionais de massa, como identificar sinais e gerenciar os riscos. Além disso, contou com a presença da Defesa Civil do Estado, ressaltando o trabalho da força tarefa do Brasil no atendimento ao terremoto ocorrido na Turquia, no começo do ano.

"A partir de agora faremos reuniões mensais, onde serão discutidas as diretrizes voltadas para a Defesa Civil no Município, para atuar na prevenção e recuperação em casos de emergência. Reunimos todas as secretarias que estarão atuando, e a partir de agora a ideia é capacitar esse pessoal”, ressaltou Silvio Damaceno, secretário de Defesa e Organização Social.

Por Maurício Massaro

Álbum de Fotos