Saúde lança programação alusiva à Semana Municipal de Mobilização Contra Mosquito Aedes Aegypti

Escolas municipais, orla e feiras livres da Cidade serão beneficiadas com mutirão de prevenção à dengue

Curtir
A prevenção é o melhor mecanismo de cuidado com a saúde. Pensando nisso, na Semana Municipal de Mobilização Contra o Mosquito Aedes Aegypti, as secretarias da Saúde (Sesau) e da Educação (Seduc) de São Vicente realizarão uma série de ações de conscientização nas escolas do Município.

Nesta semana, para reforçar as ações da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), 30 agentes de combate às endemias (ACE) serão distribuídos nas escolas das áreas Continental e Insular da Cidade. Cada instituição de ensino receberá no mínimo dois profissionais da saúde que irão abordar assuntos ligados ao transmissor da dengue e demais doenças transmitidas pelo mesmo receptor.

Ao decorrer das atividades, também serão ressaltadas a importância da prevenção, cuidados e medidas a serem tomadas para amenizar e métodos de combate à proliferação do mosquito.

Além de conscientizar as comunidades sobre o tema, a iniciativa contribuirá para que os moradores recebam devidamente os agentes nas vistorias domiciliares.

As instituições beneficiadas das ações na Área Continental são as escolas municipais Caic Ayrton Senna da Silva (Humaitá), Luiz Pinho de Carvalho Filho (Parque Continental), Francisco Martins dos Santos (Ponte Nova), Jorge Bierrenbach Senra (Ponte Nova), Raul Rocha do Amaral (Ponte nova), Dr. Mário Covas Júnior (Parque das Bandeiras) e Vila Ema.

Já na Área Insular as instituições municipais escolhidas foram Nilton Ribeiro (Japuí), Constant (Vila São Jorge), Carolina Dantas (Catiapoã), Octavio Cesare (Catiapoã), Antônio Pacífico (Jóquei), União Cívica (Parque São Vicente), Luiz Beneditino (Voturuá), Laura Filgueiras (Esplanada), República de Portugal (Bitaru), Ercília Nogueira Cobra (Saquaré) e Lions Clube (Vila São Jorge).

Para proporcionar uma visibilidade cada vez maior, as ações serão estendidas para fora dos muros das escolas.

Sendo assim, para dar continuidade à Semana Municipal de Mobilização Contra o Mosquito Aedes Aegypti, serão realizados mutirões nas Unidades Básicas de Saúde para usuários que aguardam atendimento e/ou a realização de algum procedimento, nas orlas da Cidade e feiras livres, incluindo o bloqueio em bairros determinantes, que acontece quando o agente comparece à residência de um infectado e realiza vistoria no local e nos quarteirões aos arredores para a eliminação de possíveis criadouros.

Para a secretária de Saúde, Michelle Santos, as secretarias precisam andar lado a lado para o bom funcionamento da gestão e cuidado com os moradores. "Devemos sempre falar sobre cuidados e métodos de prevenção dentro e fora das escolas. A prevenção é o melhor e maior cuidado que podemos ter. Essas ações vão possibilitar maior conhecimento para a população sobre prevenção à dengue, zika e chikungunya. Precisamos unir os esforços que estamos fazendo com nossos agentes com a participação da população”.

Confira a programação:

‘Dia D’, terça-feira (20), das 9h às 16h

• Atividade educacional em todas as escolas municipais de forma simultânea;
• Bloqueio na Ponte Nova.

Orientações sobre cuidados preventivos, quarta-feira (21), a partir das 9h

• Ensinamento nas UBS do Município;
• Orientações nas feiras livres que acontecem na Vila São Jorge, Jóquei Clube e Rio Branco;
• Bloqueio no bairro Parque Continental.

Mutirão de conscientização na orla da praia do itinerante, quinta-feira (22), a partir das 9h

• Ação será realizada com início na praia da Biquinha com término no teleférico no Itararé;
• Stand da Equipe de Informação, Educação e Comunicação, com demonstrativos elaborados em maquetes oferecendo um aprendizado mais dinâmico e inclusivo para visitantes e munícipes.

Mobilização dos agentes da UVZ no bairro do Jardim Rio Branco, sexta-feira (23), a partir das 9h

• Concentração dos agentes participantes das atividades na Subprefeitura (Av. Dep. Ulisses Guimarães, 211);
• Orientação para a comunidade na Av. Ulisses Guimarães;
• Bloqueio Jardim irmã Dolores.

Por Alanis Ribeiro