Secretaria de Saúde de SV recebe doação de pistola para realização de biópsia e detecção de câncer de mama

Secretaria de Saúde de SV recebe doação de pistola para realização de biópsia e detecção de câncer de mama

Compartilhe!

2 curtiram
São Vicente passa a contar com uma importante aliada para a detecção precoce do câncer de mama. Trata-se de uma pistola usada para a realização de biópsia, possibilitando que o Município avance na descoberta, tratamento e, consequentemente, na cura das pacientes.
 
Esse equipamento foi doado pelo Rotary Club e proporcionará um atendimento que não existia pela Prefeitura na rede pública de saúde, apenas pelo Estado, o que muitas vezes dificultava o diagnóstico precoce do câncer de mama.
 
A pistola começou a ser usada nesta quarta-feira (7), e seis pacientes já foram atendidas. Cinco dessas pacientes tinham consultas já agendadas, mas uma foi realizada de forma espontânea após o ultrassom apontar um nódulo suspeito.
 
Fabiano Affonso Kimus, médico mastologista, está há três semanas na rede, e foi convocado por concurso para o cargo. Ele é o responsável pelo uso do novo equipamento. “Hoje, a paciente tem a possibilidade de fazer o exame de ultrassom, e, se apresentar um nódulo suspeito, a biópsia é realizada no mesmo momento. Isso dá muito mais agilidade para conseguir o tratamento, fazer uma cirurgia ou ter tranquilidade de que aquele nódulo não é maligno”, ressalta o médico.
 
Hoje esse tratamento é realizado no Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD), na Rua João Ramalho, 442 – Centro, mas será transferido para o Hospital do Vicentino, quando a Fase II do Complexo Hospitalar for entregue.
 
Até agora, essas pacientes eram atendidas pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME), gerido pelo Departamento Regional de Saúde IV (DRS), responsabilidade do Governo do Estado. Agora, essas pacientes vão precisar se deslocar menos e, tanto o resultado quanto o segmento do tratamento serão feitos pela Prefeitura de São Vicente.
 
A secretária de Saúde, Michelle Santos, reforça a importância desse atendimento. “É uma questão inovadora em São Vicente. Nunca tivemos a oportunidade de fazer a biópsia de câncer de mama dentro do Município. Com esse material vamos conseguir diagnosticar mais rápido a doença, e proporcionar às pacientes mais chances de cura.”
 
A entrega da pistola pelo Rotary Club aconteceu na quinta-feira (1ª), no gabinete da Secretaria de Saúde de São Vicente, e contou com a presença da secretária de Saúde, Michelle Santos, da diretora da Atenção Primária, Paola Cannas, do governador do distrito 4.420 do Rotary Club, Antonio Henrique Duarte e sua esposa Márcia Duarte, juntamente com o presidente do Rotary Club de São Vicente, Antonio Gimenez.
 
Por Matheus Terras e Marjorie Melo

Álbum de Fotos