Sehab registra grande procura em plantão para regularização de imóveis do núcleo Nova SV

Moradores entregaram documentação necessária no domingo (13), na EE Luiz D'Áurea

1 curtiu
O domingo (13) foi um dia produtivo para 425 famílias dos núcleos Nova São Vicente “A” e “B”, na Área Continental. Das 9 às 15h, diversos moradores foram atendidos pela equipe do programa Cidade Legal, durante plantão na EE Luiz D’Áurea.

Os agentes receberam a documentação necessária para realizar o cadastramento dos beneficiários. Trata-se de mais um importante passo para a conquista da titularidade do imóvel.

Moradora há mais de 30 anos na Rua Antônio Elias da Silva (antiga Rua Treze), a autônoma Leny Rodrigues do Nascimento (57) compareceu ao plantão com a convicção de que tudo vai melhorar com a regularização fundiária da área. “É a certeza de que o que eu e meu marido construímos juntos até hoje não foi em vão. A escritura dá essa garantia. É melhor do que ganhar na loteria, porque o dinheiro acaba, mas a casa é para sempre”.

A aposentada Maria Luiza Moreira da Silva (78) recorda quando chegou ao núcleo, há 29 anos, vinda da cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. “Lá a gente passava fome. Eu e meu marido começamos com um barraquinho de tábua, e fomos construindo a casa de blocos, aos poucos. Hoje é um sobradinho e nossa situação está muito melhor”. No plantão, ela entregou cópias dos documentos. “A casa está no meu nome. Pago água, luz e IPTU. Agora vou ter a escritura em cartório”, comemora.

A secretária municipal Camila Oliveira destaca que a ação integra o cronograma do programa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de São Vicente (Sehab). “Estamos na terceira etapa, de um total de sete”, afirma Camila, salientando que há um ano foi feito o diagnóstico da área, com identificação de todos os serviços já disponíveis no núcleo, como rede de esgoto, fornecimento de água, iluminação pública e vias pavimentadas. Em abril, o bairro recebeu uma equipe do Governo do Estado para o levantamento topográfico. “Uma casa com documentação fica mais valorizada, pode passar para herdeiros, sem riscos, e ainda permite a venda via financiamento”, completou a secretária de Habitação.

Além do plantão, os 425 beneficiários receberam no decorrer da semana, até sábado (12), a visita de quatro agentes do Estado, com orientações sobre os documentos necessários para o cadastramento (RG, CPF, comprovante de residência, contrato de compra e venda entre ou demais documentos que confirmem a posse).

Projeto - O Cidade Legal é uma parceria técnica entre o Governo do Estado e a Prefeitura. O programa visa a proporcionar a segurança jurídica gerada com a regularização fundiária. Na prática, o morador vai obter, sem qualquer custo, a escritura definitiva com registro no Cartório de Imóveis, em conformidade com o Código Civil.

Por Renato Pirauá

Álbum de Fotos