Cuidados para evitar acidentes com escorpiões, métodos de prevenção contra a Leptospirose e uso correto de equipamentos de segurança. Esses foram alguns tópicos apresentados na capacitação de 40 profissionais da Secretaria de Serviços Públicos, nesta terça-feira (22), no auditório da Sesp.
O foco da ação foi instruir os profissionais que trabalham na limpeza, manutenção e coletas das ruas da Cidade. Durante o evento foram abordados temas como: prevenção a acidentes com escorpião e quais os cuidados devem ser tomados; possíveis formas de transmissão da leptospirose, doença transmitida por bactéria que pode estar presente na urina dos ratos e o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) na rotina para evitar contaminações e acidentes.
A palestrante e supervisora da equipe IEC (Informação, Educação e Comunicação), Roberta Fernanda de Oliveira Cabral, trouxe mais detalhes a respeito dos temas aplicados: “No caso de picada por escorpião, deve-se lavar o local da picada com água e sabão e procurar atendimento médico o mais rápido possível. Sobre a leptospirose o importante é eliminar os quatro A'S do Controle de pragas (água, abrigo, alimento e acesso). Além de usar botas e luvas de borracha, caso precise entrar em contato com enchentes ou lama, pois, pode ser um local de contato”.
Ela ainda completou ressaltando a importância desse treinamento para os servidores que trabalham em campo: “Diante da relevância do papel deles para o município, é de extrema importância orientá-los sobre as formas de prevenção, a fim de evitar possíveis acidentes e contaminações. Tendo em vista, os ambientes de riscos que estão expostos”.
“A capacitação de hoje é uma forma de integrar o trabalho entre as Secretarias, com o objetivo de dar conhecimento para esses servidores realizarem o melhor trabalho possível e com total segurança”, enfatizou Michelle Santos, secretária da Saúde.