Workshop "São Vicente na Década do Oceano" abre roda de conversa sobre cultura oceânica no Município

Iniciativa do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) reuniu gestores na manhã desta quarta-feira (26)

Compartilhe!

1 curtiu
 
São Vicente reuniu as atividades da agenda mundial da ONU sobre a ‘Década do Oceano’, realizando a abertura do Workshop na manhã desta quarta-feira (26), no Hotel Chácara do Mosteiro (R. Luís Vaz de Camões, 109 - Biquinha). 
 
O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e reuniu gestores, líderes, sociedade civil e tomadores de decisões com interesse em contribuir para a cultura oceânica. 
 
Ronaldo Christofoletti, professor da Unifesp e participante do programa "Cultura Oceânica com todos", da Unesco, foi o convidado especial responsável por liderar a roda de conversa, que se iniciou com uma breve palestra sobre os objetivos do tema.
 
“A ONU declarou os anos de 2021 a 2030 como a Década do Oceano, o que significa que temos menos de dez anos para aprofundar nosso conhecimento sobre o assunto e entender como podemos fornecer um futuro melhor para o local que vivemos, em escala municipal e global”, explicou Christofoletti em sua apresentação. 
 
Após a palestra, os participantes realizaram uma dinâmica conduzida pelo professor. Divididos em grupos, os presentes mapearam as atividades que já são realizadas no Município com influência nos oceanos, sob o alicerce dos sete objetivos básicos propostos pela ONU: oceano limpo; oceano saudável e resiliente; oceano previsível; oceano seguro; oceano sustentável e produtivo; oceano transparente e acessível e oceano inspirador e envolvente.
 
Para a secretária do Meio Ambiente (Semam), Flavia Ramacciotti, é importante que o município tenha fóruns de discussões. “Além de ser uma cidade linda e rica em recursos naturais, São Vicente tem um grande potencial a ser explorado. Com esse evento podemos inserir o Município e aproximar a comunidade realizando ações que estejam dentro deste contexto mundial”. 
 
Segundo a organização, outros dois eventos sobre o tema serão realizados na Cidade no primeiro semestre de 2023.
 
Por Renan Valentim

Álbum de Fotos