Com poemas ''engarrafados'', Leia São Vicente une história, literatura e arte na sexta-feira (26)

Ação realizada pela Secretaria de Educação (Seduc) leva alunos a refletirem sobre o futuro

Compartilhe!

Curtir
“Por que me perguntam tanto, o que eu vou ser quando crescer? O que eles pensam de mim, é o que eu queria saber!”. O questionamento, comum entre os estudantes e transformado em versos pelo poeta Pedro Bandeira, faz parte do tema do Movimento Leia São Vicente, projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc) e que este ano traz como enfoque o “Trabalho e Projeto de Vida”.

Teatro, dança, saraus, rodas de conversa e brincadeiras são algumas das atividades que acontecerão durante toda a sexta-feira (26) nos equipamentos educacionais da rede municipal de ensino e do EJA – Educação de Jovens e Adultos.  Entre estas ações, frases e poesias serão colocadas em garrafas e disponibilizadas para além dos muros da escola, sendo “cultivadas e consumidas” por qualquer leitor. A expectativa é de que a ação movimente 70 mil pessoas das 6h às 23h.

Futuro – Discussões sobre o mercado de trabalho, escolha profissional e realização de sonhos serão discutidas por meio de dinâmicas e obras da literatura que expressam esta importante etapa. Um dos exemplos dos trabalhos que serão desenvolvidos pelo projeto que envolve pais, alunos e a comunidade escolar é a “caixa dos sonhos” que será confeccionada pelos alunos do 4º ano da escola Emeief Manoel Nascimento Junior e seus responsáveis. Cada pessoa escreverá seus desejos de vida (a curto, médio e longo prazo). Depois, as projeções serão colocadas na caixa, que ficará fechada até a próxima edição do “Leia São Vicente”, onde será possível conferir o que foi ou não realizado, e claro, refletir sobre novas aspirações.  

A leitura e a poesia começarão nas escolas, mas o material produzido avançará para as ruas, instigando a imaginação, arte e curiosidade dos vicentinos. Os alunos colocarão poesias e frases dentro de garrafas, que serão cobertas com jornais e penduradas nas árvores, com o seguinte recado: “Esse presente de leitura é seu. Pegue a garrafa, abra e veja sua surpresa literária”. Os dizeres devem surpreender os que irão se deparar com a peça artística, composta por conteúdo autoral dos estudantes e clássicos da poesia.

A ação no ano passado conquistou o primeiro lugar no Programa Nacional de Incentivo à Leitura, e se repete em outras duas datas: 30 de agosto e 29 de novembro. Idealizadora do movimento, Para a diretora de Educação Básica da Seduc, Denise Barbosa, prevê que a ação novamente se destaque. “Pretendemos repetir o sucesso, como da ultima vez. Estamos abordando um tema sensível e muito importante para pais e alunos”, salientou.

O Leia São Vicente é um plano de incentivo à leitura que envolve crianças, adolescentes e adultos e usa a literatura como ferramenta de impacto social e interdisciplinar. O tema “Projeto de Vida” vai de encontro à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).