Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
22/06/2017
IHGSV recebe concerto musical neste sábado (24)
Núcleo Hespérides – Música das Américas interpreta canções nacionais e internacionais

Os amantes de música receberão um evento especial no fim de semana. O Núcleo Hespérides – Música das Américas fará uma apresentação neste sábado (24), às 16h, no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente. A entrada é gratuita.

A programação é composta por performances de voz e piano, com textos de artistas brasileiros e estrangeiros. Obras de poetas e músicos que marcaram a história fazem parte da programação, como Mário de Andrade e Vinicius de Moraes. O evento é realizado pelo IHGSV, com apoio da Secretaria de Cultura (Secult).

Idealizado pela pianista Rosana Civile, o Núcleo Hespérides – Música das Américas origina-se do desejo de alguns dos mais atuantes músicos brasileiros de minimizar a desinformação sobre a música do continente americano. Fundado para reunir, preservar e divulgar a música das Américas, principalmente de câmara, produzida a partir do século XX, apresenta-se regularmente nos principais palcos do Brasil, em festivais, centros artísticos e escolas. Promove projetos educativos, realiza palestras, oficinas, master classes, gravações e prevê a criação de acervo de partituras, livros e periódicos.

Serão interpretadas composições de Osvaldo Lacerda e Heitor Villa-Lobos (Brasil), Cole Porter (EUA), Silvestre Revueltas (México), Eduardo Fabini (Uruguai), Amadeu Roldán (Cuba), Carlos Guastavino (Argentina), Moisés Molciro (Venezuela) entre outros.