Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
26/07/2017
São Vicente retoma convênio de cidades-irmãs com a argentina Corrientes

Parceria garantirá intercâmbios cultural, turístico e econômico

São Vicente retomou o convênio com o município Corrientes, na Argentina. Ambas são cidades-irmãs desde 2007, quando foi assinado um acordo de cooperação internacional entre elas.

O conselheiro de governo da nova gestão da cidade argentina, José Rafael Vallejos, visitou São Vicente para discutir os novos projetos dessa integração. Houve uma reunião com o prefeito Pedro Gouvêa e o secretário de Cultura, Fábio Lopez. O novo prefeito eleito de Corrientes, Eduardo Tassano, tomará posse em dezembro deste ano.

O objetivo da retomada do convênio é promover intercâmbios turístico, cultural e econômico. O visitante argentino destaca semelhanças entre as duas cidades, que podem contribuir nessa integração.

Não à toa, um dos pontos mais discutidos na visita foi a realização da terceira edição da encenação teatral da fundação de Corrientes “Tekkoa Guazu em busca da terra sem mal”, já que a colonização de Corrientes é similar à de São Vicente. Hoje, o município é a capital da província de mesmo nome. A primeira edição, em 2007, contou com mais de 15 mil pessoas e 60 atores da comunidade vicentina.

O espetáculo será realizado em abril de 2018, durante as comemorações do aniversário da fundação da cidade. A ideia é levar à Corrientes alguém ligado a núcleo da encenação vicentina, contribuindo com a experiência do maior espetáculo teatral do mundo.

Outro ponto relevante é o intercâmbio de estudantes da região. São três universidades que possibilitam o ingresso de estudantes da Baixada Santista na Argentina: Universidade Nacional de Buenos Aires, a Universidade Nacional de Rosário e a Universidade Nacional do Nordeste Argentino. Atualmente, as universidades contam com 32 alunos brasileiros, 18 já se graduaram. As carreiras mais procuradas são Medicina, Direito e Ciências Econômicas.

Convênios – Oficialmente, São Vicente conta com sete cidades-irmãs. O critério para definir esses acordos são semelhanças em diversos temas, seja do ponto de vista geográfico, cultural, demográfico, entre outros. Estes acordos levam ao estabelecimento e intercâmbio cultural, partilha de conhecimento e políticas empresariais.