Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
11/12/2017
São Vicente firma parceria com a Coopercial para projetos de Coleta Seletiva
Iniciativa visa criar curso de formação para catadores de materiais

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, assinou um termo de colaboração com a Cooperativa de Trabalho da Cidade Alta (Coopercial) na manhã de hoje (11). A cerimônia foi realizada no Salão Nobre, no Paço Municipal. O termo visa implementar o Programa Socioambiental de Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis.

Dentre as medidas, está a ampliação dos serviços de coleta seletiva na Cidade, com os projetos “Porta a Porta”, “Recicla Condomínio”, “Ecoponto”, “Estação da Reciclagem” e “Ateliê Lixo Inteligente”. Deste modo, os munícipes contribuem na diminuição e descarte correto de resíduos e na segregação de materiais recicláveis.

“A Secretaria de Meio Ambiente é a facilitadora deste projeto. Hoje, nós não temos uma forma de organização disso. Com o termo de cooperação,  passaremos a atender uma série de demandas do Município, como o reaproveitamento do descarte de volumosos”, explica o secretário de Meio Ambiente, Vitor Vitório do Espírito Santo.

Retomada – A iniciativa retoma as diretrizes do antigo projeto “Caminhos para a Cidadania”, que oferecia cursos de capacitação aos catadores de resíduos do Parque Ambiental Sambaiatuba, gerando uma fonte de renda. Iniciado em 2002, quando o lixão foi desativado, o projeto seguiu até 2012. Os cooperados recebiam cerca de um salário mínimo apenas com a venda destes materiais.

A secretária-adjunta de Meio Ambiente, Silmara de Oliveira Casadei, ressalta que a separação de lixo para reciclagem não é apenas uma questão ambiental, mas também social. “Nós vamos reiniciar o trabalho com eles (os catadores), não só oferecendo ajuda de custo, para que possam desenvolver um projeto de coleta seletiva na cidade, mas também educação ambiental para a comunidade”.

Um exemplo disso é a Vera Lúcia Vicente Trindade, 51 anos. Hoje, ela é a cozinheira da Coopercial. Ela começou como catadora e passou pelo curso “Mão na massa”, onde aprendeu a fazer pães artesanais. Foi quando encontrou sua verdadeira vocação. “O curso me ajudou a descobrir minha profissão. Comida é o que eu amo fazer”.