Santos - São Paulo - Brasil, 04 de maio de 2024.
08/03/2022
No Dia Internacional da Mulher, 'Café com Comércio' recebe empresárias de São Vicente
Em sua terceira edição, o Café com Comércio foi especial nesta terça-feira (08), Dia Internacional da Mulher. O prefeito Kayo Amado recebeu pela manhã, no Salão Nobre da Prefeitura, empresárias de vários segmentos de São Vicente, entre elas a mãe dele, dona Felícia, que tem comércio há mais de 40 anos no Município.

O prefeito falou sobre os desafios da Cidade e dos comerciantes. “Eu tenho muito orgulho das minhas raízes aqui. Chegava da escola e ficava na loja da minha família. São Vicente é o menor PIB per capita da Baixada Santista e um dos menores do Estado de São Paulo. Esse cenário é sempre muito preocupante e o melhor caminho é atrair mais investimento, fortalecer quem está aqui dentro e fazer com o que a Cidade possa gerar riqueza”, comentou o prefeito Kayo Amado.

Amado disse que é importante essa aproximação dos empresários com a Prefeitura para pensar juntos sobre ações e estratégias que fortaleçam, inclusive, o comércio. Um dos temas abordados foi o de segurança, em que o prefeito afirmou ter um projeto piloto que está sendo iniciado na Baixada Santista, que será inovador para São Vicente. ”A Cidade não tem monitoramento, não possui câmeras, é uma zona de sombra na Baixada Santista. Praia Grande tem um sistema de câmera de monitoramento, há 20 anos investindo. Santos também. E São Vicente acaba tendo problemas muito sérios, tanto de criminalidade quanto de pessoas que vêm de outros municípios, e vivem em situação de rua”.

O prefeito acrescentou que, enquanto não forem controladas as fronteiras das Cidades, a Cidade acaba enfrentando o aumento de pessoas em situação de rua. “A expectativa para este ano, que está em processo de implantação, é de termos um modelo inovador de investimento em tecnologia de segurança pública, onde a entrada do Município será controlada, com leitor de placa na entrada da Cidade, tendo acesso a todos os veículos que entram em São Vicente. Por exemplo, assim que for visto algo acontecendo, vai ter um tempo rápido de resposta, tanto para a PM quanto para a GCM, podendo abordar e já travar esses veículos”.

Também presente no Café, a vice-prefeita Sandra Conti destacou que “nada supera a necessidade no coração de uma mulher, pois tudo que a gente faz, a gente coloca a verdade, força, e é por isso que as coisas dão certo”.

Café com Comércio – O secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), Rogério Tadachi Iha, explica que o Café com Comércio tem como objetivo de estreitar o convívio entre a empresa e o poder público. “A Cidade tem mirado um crescimento com esse contato com os empresários. É importante que o empresário esteja próximo do Governo”.
O evento contou também com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS SV), Thaynã Carneiro, que explicou sobre o trabalho desenvolvido frente ao órgão, que é o de ajudar a quem precisa.

Por Carmen Doria