Santos - São Paulo - Brasil, 06 de maio de 2024.
10/03/2022
São Vicente segue decisão do Governo de SP e torna opcional uso da máscara ao ar livre

A Prefeitura de São Vicente decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre, nesta quinta-feira (10).
Já em ambientes fechados como o transporte público, dentro das escolas e escritórios, não haverá flexibilização, o uso continua sendo obrigatório.

Vale ressaltar que a vacinação e todos os protocolos sanitários seguem sendo necessários, para segurança e saúde de todos. Caso a pessoa tenha algum sintoma gripal deve utilizar a máscara e procurar uma unidade de saúde para fazer o teste de covid-19.

A medida foi tomada seguindo os indicadores, que vêm reduzindo com o aumento da adesão à campanha de vacinação na Cidade. O Município está há 18 dias sem registro de pacientes internados na Ala Covid da Cidade, tanto na enfermaria, como na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Esse novo passo é reflexo do avanço da campanha de vacinação, que já distribuiu 712.641 para munícipes. Na campanha de imunização, a Secretaria de Saúde (Sesau) adotou medidas estratégicas para que não faltasse imunizantes na Cidade e para que não houvesse desperdício de doses.

Para a Secretária de Saúde, Michelle Santos, é um momento de comemorar uma conquista, mas manter a atenção. “A medida é um sinal de que estamos no caminho certo e um grande passo para a normalidade, mas ainda se deve tomar cuidado. A campanha de imunização tem tido uma grande adesão, e essa conquista não deve mudar o posicionamento da população. A vacinação continua nos 26 postos, e o ciclo vacinal só se completa com a terceira dose. As crianças de 5 a 11 já podem tomar a segunda dose em postos selecionados.” afirmou a secretária.

O prefeito Kayo Amado ressaltou todo o trabalho feito ao longo dos últimos 15 meses, da campanha de vacinação, gestão das vacinas, antecipações e abertura de locais em diversos pontos da Cidade para garantir que a vacina estivesse próxima de todos os moradores.
“Nós nos esforçamos muito para que esse dia pudesse chegar. Trabalhamos intensamente para levar a vacina no braço da população. É um motivo de muito orgulho ter uma redução acentuada nos números de internação. Mas não deixaremos de monitorar, todo cuidado é pouco é sempre bom mantermos a cautela e seguirmos os protocolos sanitários. Caso ocorra aumento no número de casos, reavaliaremos a situação. O objetivo principal sempre será cuidar da nossa gente”.