Santos - São Paulo - Brasil, 18 de maio de 2024.
14/03/2022
Você conhece o Fundo Municipal de Proteção Animal em São Vicente?

O dia 14 de março é alusivo ao Dia Nacional dos Animais, que tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens.

Em São Vicente qualquer cidadão pode ajudar, de forma voluntária, a causa animal por meio de recursos captados pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Trata-se de uma contribuição voluntária, vigente desde 2018, cujo boleto está nos carnês dos munícipes e é destinada ao Fundo Municipal de Proteção aos Animais (Fumpa), de São Vicente.

No entanto, muitas pessoas ainda desconhecemessa possibilidade de ajudar no desenvolvimento de projetos voltados aos pets atendidos pelo poder público. De acordo com a secretária do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semam), Flavia Ramacciotti, a colaboração é de grande importância para o Fumpa, ajudando na aquisição de materiais cirúrgicos e demais insumos veterinários.

Como contribuir - A Prefeitura emite, anualmente, 116 mil carnês de IPTU e, em 2021, foram arrecadados R$ 19.603,19, com alcance de 1,12% de todos os contribuintes. Até o momento o montante arrecadado este ano é de R$ 8.625,00.

A doação pode ser feita por meio de contribuição voluntária, na qual a pessoa paga R$ 15,00 (anual). Também é possível depositar qualquer quantia no Banco do Brasil, Agência 1263-7, Conta corrente 59797-X.

No caso do IPTU, o vencimento é dia 10 de fevereiro, mas quem não pagou e quer ajudar pode solicitar a segunda via no site da Prefeitura https://www.saovicente.sp.gov.br/onepage

FUMPA – De autoria do vereador Gustavo Palmieri, o projeto de lei 3680-A, apresentado em 2017, autoriza inserir no carnê de IPTU contribuição voluntária destinada ao FUMPA. Em vigor desde 2018, o fundo já obteve recursos financeiros visando à promoção de ações sociais e atendimento da população animal.

Por Carmen Doria